A TIM, operadora de telefonia, anunciou a migração de todos os seus data centers, localizados em São Paulo e Rio de Janeiro, para um ambiente multicloud. O objetivo é digitalizar todos os processos, inclusive nas plataformas de atendimento e relacionamento.

Desde o ano passado, com as transformações causadas pela Covid-19, a empresa optou por acelerar o processo de transformação digital, ao verificar as mudanças no comportamento do consumidor, ajustando fluxos e plataformas para manter seu padrão de atendimento ao cliente.

Seguindo a estratégia, a operadora fechou uma parceria com a Oracle e Microsoft, que permitirá à empresa aprimorar processos de atendimento ao cliente, operações internas, faturamento, arrecadação e gestão de plataformas digitais com rapidez, escalabilidade e segurança, em um projeto que combina inovação, sustentabilidade e eficiência. A expectativa é que o processo de migração seja feito nos próximos dois anos, contando com a transferência de todos os recursos da TIM para a nuvem.

A mudança está ainda atrelada ao compromisso da TIM com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança (ESG, em inglês). Segundo a companhia, a migração para a nuvem reduz automaticamente as emissões diretamente associadas ao armazenamento dos dados em espaços físicos, um importante passo para a meta da operadora de ser carbono neutro até 2030.



Mais Notícias RTI



China fecha acordo para instalação de fábrica de equipamentos de fibra óptica no Piauí

Memorando de entendimentos foi assinado entre a Investe Piauí, C-Data e Ora Telecom.

15/09/2025


G3 Telecom investe em modernização de rede e data center

Provedor do Piauí usa soluções da Fibracem para dobrar quantidade de clientes até 2026.

15/09/2025


Solução para Garantir Disponibilidade de Redes

A proposta da Techenabler para empresas, operadoras e ISPs na América Latina

16/09/2025