O IX.br, um dos maiores conjuntos de Pontos de Troca de Tráfego Internet (PTT) do mundo, bateu novo recorde histórico no dia 7 de março ao atingir pico de 16 Tbit/s. A marca, única no planeta, representa um crescimento de 60% na comparação com o número registrado em março de 2020. Iniciativa do CGI.br - Comitê Gestor da Internet no Brasil e do NIC.br - Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, o IX.br - Brasil Internet Exchange implanta e promove infraestrutura necessária para a interconexão direta entre as redes que compõem a Internet no Brasil.

“Há um ano, o tráfego agregado das 33 localidades em que o IX.br está presente chegava a 10 Tbit/s, e agora, alcançou 16 Tbit/s. Essa elevação expressiva também foi observada no PTT de São Paulo, que, na terça-feira (9/3), atingiu 12 Tbit/s, 50% a mais do que em março de 2020. Em relação aos maiores IX da Europa, o IX.br de São Paulo teve um crescimento anual superior, passando a ser o líder mundial em pico de tráfego e número de redes conectadas”, destaca Milton Kaoru Kashiwakura, Diretor de Projetos Especiais e de Desenvolvimento do NIC.br.

Segundo o gerente de infraestrutura do IX.br, Júlio Sirota, esses números se justificam em parte “pelo aumento na procura por conexão aos nossos IXPs (Internet Exchange Points ou PTT em Português), com 924 novas conexões no período e 527 novos participantes, sendo 377 em São Paulo”. Outra fonte de crescimento foi a entrada de novos provedores de conteúdo e o aumento do número de usuários dos provedores de Internet.

Na avaliação de Sirota, essa elevação não se deve necessariamente à pandemia, que, em função do distanciamento social e das restrições de mobilidade, acabou por alavancar o uso da Internet. “Houve um acréscimo em março do ano passado, no início da pandemia na ordem de 15%, juntamente com uma mudança no perfil do tráfego diário, que ficou mais semelhante ao dos domingos. A partir de junho de 2020, o perfil de tráfego retornou ao padrão normal, sendo que o aumento no tráfego continuou muito consistente”.

Os Pontos de Troca de Tráfego, ou Internet Exchanges, são pontos neutros nos quais diversas organizações estão interligadas para trocar pacotes de dados de Internet entre si. Os PTTs são instalados em data centers e contam com equipamentos que permitem a interligação simultânea de centenas de organizações, empresas de streaming de vídeo, sites de buscas, redes sociais, bancos, universidades, órgãos de governo, entre outras. Essa união de redes permite que a Internet fique mais veloz, eficiente, resistente a falhas, e com custo mais baixo.

O NIC.br opera 33 Internet Exchanges distribuídos nas cinco regiões do país. A entidade tem trabalhado ainda para diminuir a distância entre o conteúdo e seus usuários, o que contribuirá para melhorar a experiência on-line. Além de São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza, locais onde muitas CDNs - Content Delivery Networks têm suas instalações próprias para distribuição de conteúdos, o NIC.br vem investindo no projeto OpenCDN para promover e facilitar a distribuição de conteúdos em Salvador e Manaus, entre outras que estão atualmente em estudo.



Mais Notícias RTI



Com R$ 250 mil investidos, UFCA lançou PTT-Cariri

Projeto busca melhorar conexão de Internet do Cariri cearense e da própria instituição.

15/04/2024


TRE-PI moderniza infraestrutura de TI com data center contêiner

Órgão público investe também na arquitetura de dados hiperconvergente.

15/04/2024


Começa processo de ativação da infovia que conecta Belém a Macapá com fibra óptica

Plataforma levou 19 dias para instalar o cabeamento pelo leito de rios amazônicos, menos do que o previsto.

15/04/2024