A Oi Soluções anuncia o lançamento da plataforma Facilities Eficiência Energética, produto de IoT - Internet das Coisas que auxilia clientes corporativos na redução do consumo de energia. A iniciativa faz parte da estratégia de prover soluções de IoT para as empresas.

Além de auxiliar no controle da quantidade de energia consumida, a solução Facilities Eficiência Energética apresenta o padrão de gasto, possibilitando a gestão e a otimização do consumo. Outra vantagem da plataforma é a possibilidade de tomada de ações corretivas ainda no mês vigente, evitando que as empresas tenham consumo excedente aos seus contratos.  A solução é composta por módulos de inteligência de dados on-line/off-line, monitoramento via dashboards e atuação remota, que podem ser combinados de acordo com a necessidade de cada cliente.

Mais do que identificar oportunidades de otimização de consumo, a ferramenta permite a detecção automática de anomalias seguidas de recomendações de ajuste, o monitoramento de circuitos, o controle de temperatura e de abertura e fechamento de portas, bem como o auxílio no cumprimento das metas e a possibilidade de ligar e desligar equipamentos de modo remoto e automatizado. A solução pode ser usada em larga escala e é altamente customizável, sendo recomendada para diversas verticais de negócios como indústria, varejo, saúde, logística e hotelaria.

“A eficiência energética está diretamente relacionada à integração dos processos produtivos com as inovações tecnológicas. É preciso inovar para evitar o desperdício de energia. Soluções como a Facilities Eficiência Energética garantem processos produtivos mais eficientes e sustentáveis”, afirma Rodrigo Shimizu, diretor de Marketing da Oi Soluções.

Fator competitivo para o desenvolvimento econômico, a eficiência energética reduz os custos dos investimentos. No último ranking de eficiência energética internacional (International Energy Efficiency Scorecard), o Brasil aparece na 20ª posição em um grupo de 25 países. Além disso, segundo levantamento da TR Soluções, empresa brasileira de tecnologia aplicada ao setor elétrico, a conta de luz deve ter um aumento médio de 14,5% em 2021, o que deve ampliar os esforços das empresas no uso eficiente de energia.



Mais Notícias RTI



Brasil pode se tornar hub de IA, mas enfrenta desafio energético

Scala Data Centers alerta para descasamento entre prazos de conexão e demanda de energia.

08/09/2025


Lightera lança soluções ópticas para alta densidade

Empresa aposta em microcabos ultracompactos e DIOs de fusão massiva para atender novas demandas de conectividade.

09/09/2025


NextStream fortalece modelo híbrido de TI na América Latina com foco em colocation e infraestrutura dedicada 

Empresa de data centers aponta que a infraestrutura de TI se torna cada vez mais híbrida em tempos de hiperescala.

08/09/2025