A Sabesp fechou um contrato via licitação com a Nalbatech, companhia de soluções tecnológicas com escritório em São Paulo, para implementar um novo sistema centralizado de monitoramento e controle de telemetria e telemedição nos munícipios sob sua concessão no interior de São Paulo, e que poderá servir de piloto para outras unidades.

De acordo com a Sabesp, o projeto faz parte de uma estratégia para a construção de um modelo de gestão e operação centradas nos conceitos de Saneamento 4.0, baseados em aspectos da Indústria 4.0 e no uso da IoT – Internet das Coisas.

A unidade escolhida para receber o projeto piloto foi a Capivari/Jundiaí em Itatiba, SP. Responsável por atender 13 munícipios que integram a bacia hidrográfica Piracicaba/Capivari/Jundiaí, o sistema beneficia uma população de mais de 800 mil moradores.

Para realizar o tratamento dos dados coletados, a Nalbatech implementou a plataforma Elliot Cloud para gerir todas as informações provenientes dos sensores conectados aos dispositivos de medição de consumo do munícipio de Morungaba, SP, e demais dados oriundos dos equipamentos utilizados na operação dos sistemas de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto dos municípios atendidos.

A tarefa da Nalbatech é qualificar a análise de dados coletados no sistema para garantir a tomada de decisões corretas relativas à unidade, reduzindo e controlando a intervenção humana nas ocorrências de manutenção dos equipamentos e garantir a entrega da água em todo o sistema. Os dados são coletados a partir da medição de aspectos como vazão, volume e pressão, turbidez, quantidade de cloro, flúor, insumos para tratamento, entre outros itens.

Os dados são transmitidos pelos sensores para a plataforma Elliot Cloud por meio de uma rede Sigfox, também implementada pela Nalbatech, que permite aos gestores da Sabesp acompanharem o ciclo de vida de todos os processos de tratamento e abastecimento. As informações são apresentadas por meio de relatórios, gráficos online e envio de alarmes por e-mail e via aplicativos de comunicação unificada corporativa, auxiliando na execução de suas tarefas.

Cada dispositivo IoT fornece informações sobre hidrometria na linha do tempo de cada cliente, registrando a quantidade e o momento exato de consumo. Qualquer problema na rede que possa afetar o valor é alertado aos operadores, que podem ver na tela a ocorrência e adotar as medidas adequadas e possíveis vistorias in loco.

O objetivo do projeto é facilitar a visão de todo o sistema em operação e não apenas isoladamente. A integração dos dados permite às equipes de cada unidade de campo atender a uma ocorrência imediatamente, sem a necessidade de contactar a unidade para verificar se um agente verificou ou não um problema, uma ação proativa que minimiza problemas no abastecimento e reclamação dos clientes.

“Com a implantação do novo sistema pela Nalbatech, temos uma visão 360° de todos os processos operacionais e nos permite uma atuação mais inteligente e eficaz, gerando melhor planejamento, ganhos de produtividade, redução de manutenções e melhoria da qualidade na execução do serviço com menor custo”, diz Daniel Bocalão Júnior, engenheiro responsável pelo projeto e implantação na Sabesp.

A tomada de decisões é facilitada pela aplicação de IA - Inteligência Artificial no processo de coleta de dados utilizando-se de regras de negócios implantadas na solução da Nalbatech, que permite a correlação de eventos originados na cadeia produtiva do processo de tratamento de água e esgoto, como dados originados da captação de água bruta, o processo automatizado de tratamento, a reservação, e distribuição, os elementos de rede e o cliente. Os eventos que fogem dos parâmetros estabelecidos são rigorosamente verificados pelas equipes de campo.

“O setor de saneamento já não tem mais o mesmo modelo de antes e as soluções de IoT fazem parte desta realidade. A inovação é necessária para permitir o controle da operação de Saneamento 4.0 e apontar indicadores fundamentais para acompanhamento do sistema com mais precisão”, comenta Neiton Santos Fernandes, gerente da Divisão de Serviços do Capivari/Jundiaí. “Se em uma residência, o cliente tem um consumo elevado em determinado espaço de tempo quando deveria ser zero, por exemplo de madrugada, o sistema emite uma alerta para que a situação seja analisada e tomada uma providência”, acrescenta o executivo.

Segundo a Sabesp, em um futuro próximo, a etapa seguinte será disponibilizar acesso ao cliente na solução para que possa acompanhar, via smartphone, a medição de consumo de sua residência ou empresa podendo atuar de maneira rápida no controle de desperdício e fazer o uso racional e eficaz da água.



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