O uso da tecnologia tem sido uma das principais armas das autoridades públicas para o combate à criminalidade. A Seal Telecom, multinacional integradora de soluções, junto com as prefeituras das cidades de Lorena e Guaratinguetá, no interior de São Paulo, implementou um projeto que tem, exatamente, este propósito. Denominada Cerco Digital, a solução permite aos municípios monitorar todos os veículos que entram e saem das cidades, ajudando na redução dos índices de violência e criminalidade.

O projeto envolve a instalação de câmeras de videomonitoramento com leitura de placas, instaladas em pontos estratégicos, como entradas, saídas e vias importantes da cidade, criando, dessa forma, um cerco virtual do município. Essas câmeras são monitoradas pelo COI - Centro de Operações Integradas, que recebe todas as imagens em tempo real, cruzando informações analisadas com dados do Detecta, banco de informações policiais, de maneira a possibilitar a identificação de veículos suspeitos assim que ingressam nos limites da cidade.

“A tecnologia usada no projeto de cerco digital permite, por meio do videomonitoramento das cidades junto com a segurança pública do município, diminuir os índices de criminalidade e aumentar a segurança da população”, explica Cristiano Felicissimo, Diretor de Pré-Vendas da Seal Telecom.

No primeiro ano de operação do projeto em Lorena, que chegou a ser considerada, segundo o Instituto Sou da Paz, a cidade mais violenta do estado de São Paulo, houve redução de 40% nos indicadores criminais. Já em Guaratinguetá a taxa na redução de homicídios chegou a 45%, também no prazo de um ano.



Mais Notícias RTI



Com novos projetos e alta conectividade, Ascenty mira no Nordeste

Multinacional cresce com data center em Fortaleza.

22/04/2024


EVEO expande data center com infraestrutura de nuvem

Site, que fica em Fortaleza, visa atender todo o Nordeste.

22/04/2024


Blue Marine completa instalação de tronco principal da malha óptica submarina da bacia de Santos

Previsão é de que a implementação de todo o projeto seja concluída até o segundo semestre de 2024.

22/04/2024