A agenda de 2021 da série de lives Intra Rede já está com a programação definida. Promovida pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações (Ceptro.br) do NIC - Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, a ação trará, de março a dezembro, nove debates transmitidos ao vivo e conteúdos técnicos importantes sobre os principais assuntos relacionados à infraestrutura da Internet.

Com a participação de especialistas da área, a iniciativa abre espaço para a interação com o público, que poderá tirar dúvidas sobre as questões discutidas. Além de legendas ao vivo como um recurso de acessibilidade, aos espectadores é oferecido um certificado de participação em cada encontro. Serão transmitidos pelo canal no NIC.br no YouTube, e também na página da entidade no Facebook.

Lançado em 2020, o programa foi bem recebido pela comunidade técnica, incluindo profissionais de redes, estudantes e demais interessados nos temas pautados. Os vídeos das seis lives transmitidas no ano de estreia acumularam quase 35 mil visualizações, com um total de 3568 inscritos e 3148 certificados emitidos.

“Em um ano tão atípico como 2020, em que as atividades presenciais passaram para o campo on-line, vimos na transmissão dessas palestras uma forma de continuar nosso trabalho de promoção de espaços de discussão sobre a infraestrutura da Internet. A aceitação pelo público foi excelente e, por isso, decidimos incluí-las agora em nosso calendário anual de ações", explica Antonio M. Moreiras, gerente de Projetos e Desenvolvimento do NIC.br.

A primeira live de 2021 acontece já no dia 10 de março, quarta-feira, e terá como tema “Programabilidade das redes - Você tem que ir muito além da CLI para não ficar obsoleto”. Elizandro Pacheco (NextHop Solutions), Fábio Nunes (IX.br), Helio Barroso (Cisco), José Miguel Guzmán (Whitestack), Leopoldo Mauricio (Globo) e Renato Almeida de Oliveira (Centro Integrado de Telemática do Exército - CITEx) falarão sobre a importância, os desafios e as vantagens da automatização de tarefas na administração de redes. A moderação será de Antonio M. Moreiras e Eduardo Morales, do NIC.br.

A participação é livre e, para os que se interessarem em receber certificado, a inscrição gratuita pode ser feita em: https://intrarede.nic.br/live-programabilidade-redes-2021/

Confira a programação de 2021 completa:

- 10/03, Evento 1 - Programabilidade das redes - Você tem que ir muito além da CLI para não ficar obsoleto

- 31/03, Evento 2 - Camada física - novidades e desafios no universo dos cabos submarinos, satélites, fibra e rádio

- 28/04 - Evento 3 - Legislação e tecnologia: impacto das leis na gestão das redes e da Internet

- 26/05 - Evento 4 - IoT: desafios e oportunidades para os provedores e para a Internet

- 07/07 - Evento 5 - História da Internet no Brasil - Pioneiros da infraestrutura

- 04/08 - Evento 6 - IPv6: casos de sucesso

- 01/09 - Evento 7 - Segurança na Internet: qual é o nosso papel?

- 27/10 - Evento 8 - Como aprimorar a eficiência do seu provedor por meio das melhores práticas operacionais

- 15/12 - Evento 9 - Novos padrões, tecnologias e desafios na Internet: o que vem acontecendo no IETF e fóruns técnicos internacionais?



Mais Notícias RTI



ALLREDE incorpora mais cinco provedores no Centro-Oeste

Empresa alcança 152 mil clientes.

07/12/2021


OneX Data Centers do Brasil inaugura data center no Vale do Aço mineiro

Objetivo é prover serviços de nuvem.

07/12/2021


IProject apresenta dois novos produtos na ABRINT 2021

Com soluções inovadoras, a iProject TI chega à ABRINT com grandes novidades.

07/12/2021