De acordo com o Relatório de Ataques DDoS 2019/2020 feito pela UPX, empresa de tecnologia em mitigação de ataques DDoS - Distributed Denial of Service em nuvem, em 2020 foram registrados 493.923 incidentes desse tipo no Brasil, quase três vezes mais do que o registrado no mesmo período de 2019, quando foram registradas 182.896 ocorrências.

Entre os principais alvos, segundo o relatório da UPX, estão os provedores de Internet, com 85% das investidas, e empresas de hosting, com 12,9%. Somando o cenário da pandemia e a necessidade de estar conectado ainda mais nesse período, os cibercriminosos sabem do potencial de dano caso os provedores fiquem com seus serviços indisponíveis.

Os ataques usando o protocolo DNS - Domain Name Server (servidor de nomes de domínio) tiveram um aumento de seis vezes em relação a 2020 e outros tipos de ataques UDP tiveram um aumento de cinco vezes. Os ataques UDP são de volumetria de banda e por isso costumam ser os métodos mais utilizados pelos cibercriminosos para sobrecarregar um site ou uma aplicação web.

No ataque DNS, o criminoso consegue se passar por um requerente legítimo para fazer requisições simultâneas (via botnet) a um servidor público com DNS aberto na Internet, que por sua vez devolve uma inundação de respostas ao endereço de requisição, sobrecarregando o alvo.

O relatório completo da UPX está disponível no link: https://bit.ly/3sqVNqF



Mais Notícias RTI



Scala Data Centers, Lightera e Nokia realizam o primeiro teste com fibra de núcleo oco na América Latina

Testes no campus Tamboré da Scala comprovaram a redução de latência em cerca de 32%.

11/11/2025


Envolve destaca certificações de segurança e desempenho para data centers modulares e salas seguras

Empresa nacional reforça credibilidade ao seguir normas rigorosas de resistência ao fogo, proteção e estanqueidade.

11/11/2025


Leistung apresenta UPS modulares suíços da Centiel para suportar cargas de IA em data centers

Sistemas descentralizados oferecem alta resiliência e eficiência energética para lidar com picos de demanda das cargas com GPU.

11/11/2025