A Prysmian, fabricante global de cabos e sistemas para os setores de energia e telecomunicações, fornecerá os cabos ópticos submarinos para o Programa Norte Conectado do Ministério das Comunicações. A implementação e operação do projeto piloto estão sob responsabilidade da RNP – Rede Nacional de Ensino e Pesquisa.

Serão fornecidos 770 km de cabos com 48 fibras ópticas G652D com prazo de entrega até setembro. Desenvolvido e fabricado pela Prysmian na Alemanha, o cabo será posicionado no leito do Rio Amazonas e, por isso, foi projetado para não impactar o ambiente subfluvial e apresentar uma vida útil de 25 anos nessas condições. O projeto prevê a transmissão de múltiplos canais de 100 Gbit/s.

Inicialmente, o programa vai conectar o trecho entre Macapá, AP, e Almeirim, Monte Alegre, Santarém e Alenquer, no Pará. Os municípios foram contemplados no projeto piloto Infovia 00, da fase 1 do programa. Ao todo, serão seis fases e nove infovias, com prazo de conclusão estimado para 2023.



Mais Notícias RTI



Data centers devem receber US$ 3 trilhões em investimentos e Brasil desponta na América Latina

Ministério das Comunicações trabalha em Política Nacional para impulsionar país como referência mundial em data centers.

19/01/2026


Antidumping sobre fibra óptica preocupa setor de telecomunicações

Entidades alertam para alta de até 50% nos preços dos cabos e risco à expansão da banda larga.

19/01/2026


DCD, FBA Latam e Abrint formam aliança para integrar conectividade e data centers

Parceria prevê ações conjuntas em eventos, conteúdo e capacitação ao longo de 2026.

19/01/2026