A Prysmian, fabricante global de cabos e sistemas para os setores de energia e telecomunicações, fornecerá os cabos ópticos submarinos para o Programa Norte Conectado do Ministério das Comunicações. A implementação e operação do projeto piloto estão sob responsabilidade da RNP – Rede Nacional de Ensino e Pesquisa.

Serão fornecidos 770 km de cabos com 48 fibras ópticas G652D com prazo de entrega até setembro. Desenvolvido e fabricado pela Prysmian na Alemanha, o cabo será posicionado no leito do Rio Amazonas e, por isso, foi projetado para não impactar o ambiente subfluvial e apresentar uma vida útil de 25 anos nessas condições. O projeto prevê a transmissão de múltiplos canais de 100 Gbit/s.

Inicialmente, o programa vai conectar o trecho entre Macapá, AP, e Almeirim, Monte Alegre, Santarém e Alenquer, no Pará. Os municípios foram contemplados no projeto piloto Infovia 00, da fase 1 do programa. Ao todo, serão seis fases e nove infovias, com prazo de conclusão estimado para 2023.



Mais Notícias RTI




Metrum amplia atuação em missão crítica e mira expansão em data centers

Empresa traz expertise em soluções de energia.

12/12/2025


Altarede e K2 Telecom anunciam fusão

União entre Altarede e K2 Telecom dá origem à Avança Participações, com backbone de 60 mil km e foco em expansão de serviços digitais no Sudeste.

12/12/2025