A Prysmian, fabricante global de cabos e sistemas para os setores de energia e telecomunicações, fornecerá os cabos ópticos submarinos para o Programa Norte Conectado do Ministério das Comunicações. A implementação e operação do projeto piloto estão sob responsabilidade da RNP – Rede Nacional de Ensino e Pesquisa.

Serão fornecidos 770 km de cabos com 48 fibras ópticas G652D com prazo de entrega até setembro. Desenvolvido e fabricado pela Prysmian na Alemanha, o cabo será posicionado no leito do Rio Amazonas e, por isso, foi projetado para não impactar o ambiente subfluvial e apresentar uma vida útil de 25 anos nessas condições. O projeto prevê a transmissão de múltiplos canais de 100 Gbit/s.

Inicialmente, o programa vai conectar o trecho entre Macapá, AP, e Almeirim, Monte Alegre, Santarém e Alenquer, no Pará. Os municípios foram contemplados no projeto piloto Infovia 00, da fase 1 do programa. Ao todo, serão seis fases e nove infovias, com prazo de conclusão estimado para 2023.



Mais Notícias RTI



Comissão aprova proposta que cria a Política Nacional de Data Centers e prioriza acesso à energia

Para virar lei, precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.

22/06/2026


Ceará aposta em fibra óptica para interiorizar data centers

Estado quer usar infraestrutura do Cinturão Digital para atrair investimentos em processamento de dados para regiões com oferta de energia renovável.

22/06/2026