A retomada de parte da atividade econômica do país, aliada à percepção positiva da sociedade pela essencialidade dos serviços digitais, se refletiu no crescimento dos negócios mais estratégicos da Vivo: tecnologias em fibra, serviços móveis e serviços digitais. No quarto trimestre, a receita desses segmentos, que representou 88% de toda a receita da companhia, cresceu 3,2% quando comparado com igual período do ano anterior. Nos últimos três meses de 2020, a Vivo ainda aumentou seus investimentos, evoluiu no lucro líquido em 1,5%, alcançando R$ 1,3 bilhão, e encerrou o ano com níveis recordes em geração de caixa e na remuneração ao acionista.

A fibra teve alta de 53% na receita e mais de 248 mil novas adições entre outubro e dezembro, número quase duas vezes superior ante o mesmo trimestre de 2019. Desse total, cerca de 30% dos novos contratos foram planos com velocidade de 300 Mbit/s. Ao considerar apenas a receita core fixa, que inclui todas as tecnologias em fibra (FTTx) e IPTV, o crescimento foi de 9% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Ao longo de 2020, foram conectadas 900 mil novas famílias e empresas com fibra. No ano, a companhia expandiu sua rede para mais de 100 novas cidades, chegando a 266 municípios. “Em um ano tão complexo, nossa estratégia foi seguir diversificando os negócios da companhia para acompanhar e atender as demandas digitais dos clientes. Ampliamos nossa plataforma de parcerias e expandimos a cobertura com as melhores tecnologias de conexão, como fibra, 4.5G e 5G DSS. E mesmo com as imprevisibilidades causadas pela pandemia, evoluímos as receitas em fibra, serviços móveis e serviços digitais, aumentamos o lucro líquido no trimestre e batemos recorde na geração de caixa e na remuneração ao acionista”, explica Christian Gebara, presidente da Vivo.

A Telefônica Brasil está em negociações avançadas com um grande investidor financeiro internacional para a construção e oferta de rede de fibra óptica neutra e independente para atacado. Esta nova empresa deverá contar ainda com a participação da Telefônica Infra, unidade de infraestrutura do Grupo Telefônica. A iniciativa possibilitará à Vivo acelerar a expansão de fibra por todas as regiões do país, com foco em cidades fora do estado de São Paulo. O projeto prevê atingir cerca de 5,5 milhões de lares e empresas em quatro anos.

Somado à aceleração orgânica da companhia, a Vivo saltará para mais de 24 milhões de domicílios cobertos até o final de 2024. A partir da formalização da nova empresa, a Telefônica Brasil será responsável pelo conhecimento técnico em FTTH e pela contribuição de aproximadamente 1,6 milhão de domicílios cobertos. Dados da Anatel apontam a Vivo com 20% de participação de mercado, seis pontos percentuais acima do segundo colocado. Atualmente, a empresa soma 3,4 milhões de clientes de fibra com a tecnologia FTTH.

O segmento móvel manteve o crescimento e atingiu mais de 78,5 milhões de acessos, um aumento de 5,3% frente ao mesmo período do ano anterior, com participação de 33,6%. O pós-pago se destaca. No último trimestre, foram registradas 909 mil novas adições, totalizando 45 milhões de acessos, e o menor churn (índice de rotatividade dos clientes) dos últimos cinco anos, com índice de 1,12% ante 1,65% em comparação com igual período do ano anterior.



Mais Notícias RTI



Climatização ganha papel estratégico na nova geração de data centers

Midea Carrier aposta em um portfólio integrado que reúne equipamentos de climatização, automação, monitoramento e serviços.

17/08/2026


IBM inaugura HUB Sul, em Porto Alegre, para acelerar inovação e crescimento de empresas na região

Espaço no Instituto Caldeira será dedicado a projetos com clientes e parceiros da Região Sul.

17/08/2026


Câmara aprova proteção aos recursos do Fust; projeto segue ao Senado

Deputado Juscelino Filho articulou prioridade da agenda junto à Frente Parlamentar Mista de Telecomunicações e Soluções Digitais.

17/08/2026