A Termotécnica (Joinville, SC) estabeleceu uma parceria com a Liga das Escolas de Samba de São Paulo que consiste no recolhimento e reciclagem do poliestireno expandido (EPS) usado na confecção de fantasias e decoração de carros alegóricos.

 

O trabalho de logística reversa é realizado durante seis meses do ano. Nos meses pré-Carnaval, quando os blocos de EPS são recortados e esculpidos para dar origem às alegorias, as aparas e sobras são recolhidas no galpão da LigaSP e destinadas à reciclagem. Após o desfile das escolas de samba, é a vez de os adereços em si terem o mesmo destino.

Para executar o trabalho, foi instalada no local uma máquina que retira o ar do EPS, diminuindo seu volume para simplificar a logística reversa até a usina de reciclagem da Termotécnica, em sua unidade fabril de Rio Claro (SP). Lá o material é recuperado e dá origem ao poliestireno (PS) que segue para ser utilizado em novas aplicações.

Este é o segundo ano da parceria entre a LigaSP e a Termotécnica. Das 34 agremiações associadas, 27 aderiram ao programa e têm encaminhado toneladas de EPS para reciclagem.

 

Foto: LigaSP

 

#ReciclagemnoCarnavaldeSP #ReciclagemdeEPS #Plásticos

 



Mais Notícias RTI



Capacitação gratuita em reciclagem terá módulo sobre triagem de plásticos

Curso on-line lançado pela Rede pela Circularidade do Plástico e a universidade iWrc abordará a identificação, separação e reciclagem de plásticos.

07/04/2026


Nova técnica utiliza IA para quantificar teor de reciclados com 97% de precisão

Um método não destrutivo que cruza resultados de diferentes ensaios detecta o conteúdo de material pós-consumo em produtos plásticos.

31/03/2026


Processo simplifica conversão de óleo de pirólise em matéria-prima de grau cracker

Parceria da Clariant com a Borealis e o instituto SINTEF resultou na remoção de contaminantes de óleo de pirólise, convertendo quimicamente resíduos de difícil reciclagem em materiais de alta pureza com propriedades equivalentes às de poliolefinas virgens.

16/03/2026