A Piauí Conectado apresentou a oferta pública de serviços aos provedores para ampliar o acesso à Internet por fibra óptica. Concluído o atendimento ao setor público estadual em 101 municípios, o projeto avança para mais uma etapa importante, ao oferecer também infraestrutura de Internet para o setor privado. O primeiro edital beneficiará, inicialmente, os provedores de Teresina. Ainda no primeiro semestre de 2021, a concessionária estenderá para os municípios da região norte do estado, finalizando o processo no início de 2022, nas cidades do sul.

“Dessa forma, o projeto Piauí Conectado integrará, com uma infraestrutura tecnológica digital, os setores público e privado, tornando o Piauí um dos estados mais conectados do país”, afirma Edson Ribeiro, presidente da Globaltask, empresa controladora da SPE Piauí Conectado.

O diretor presidente da Piauí Conectado, Emerson Silva, informa que a oferta pública de serviços deve impulsionar o crescimento do setor de telecomunicações. “Nosso objetivo com esta iniciativa é ampliar a oferta de banda larga, contribuindo para que toda a população tenha acesso à Internet com mais qualidade e custos reduzidos”, explica. Para os provedores, a parceria com a Piauí Conectado trará ganhos significativos na qualidade do serviço ofertado, possibilitando às empresas a expansão dos serviços para outras regiões.

Além da estrutura de rede, a concessionária também colocará à disposição o data center do projeto, em Teresina, responsável pelo armazenamento de dados e transmissão de toda a comunicação. Inaugurado no início do ano, o data center Tier III atua de forma ininterrupta, proporcionando maior segurança e alta disponibilidade. Essas características são fundamentais para o atendimento das novas demandas de conexão, que envolvem o acesso às plataformas de streaming e a troca de informações em tempo real, como as videochamadas e transmissões ao vivo.

O Piauí Conectado possui contrato na modalidade de Parceria Público-Privada com o governo para modernizar a comunicação e levar soluções através da tecnologia. Quando pronta, em 2022, a rede chegará aos 224 municípios do Piauí, totalizando 5000 quilômetros de extensão.



Mais Notícias RTI



China fecha acordo para instalação de fábrica de equipamentos de fibra óptica no Piauí

Memorando de entendimentos foi assinado entre a Investe Piauí, C-Data e Ora Telecom.

15/09/2025


G3 Telecom investe em modernização de rede e data center

Provedor do Piauí usa soluções da Fibracem para dobrar quantidade de clientes até 2026.

15/09/2025


Solução para Garantir Disponibilidade de Redes

A proposta da Techenabler para empresas, operadoras e ISPs na América Latina

16/09/2025