A Piauí Conectado apresentou a oferta pública de serviços aos provedores para ampliar o acesso à Internet por fibra óptica. Concluído o atendimento ao setor público estadual em 101 municípios, o projeto avança para mais uma etapa importante, ao oferecer também infraestrutura de Internet para o setor privado. O primeiro edital beneficiará, inicialmente, os provedores de Teresina. Ainda no primeiro semestre de 2021, a concessionária estenderá para os municípios da região norte do estado, finalizando o processo no início de 2022, nas cidades do sul.

“Dessa forma, o projeto Piauí Conectado integrará, com uma infraestrutura tecnológica digital, os setores público e privado, tornando o Piauí um dos estados mais conectados do país”, afirma Edson Ribeiro, presidente da Globaltask, empresa controladora da SPE Piauí Conectado.

O diretor presidente da Piauí Conectado, Emerson Silva, informa que a oferta pública de serviços deve impulsionar o crescimento do setor de telecomunicações. “Nosso objetivo com esta iniciativa é ampliar a oferta de banda larga, contribuindo para que toda a população tenha acesso à Internet com mais qualidade e custos reduzidos”, explica. Para os provedores, a parceria com a Piauí Conectado trará ganhos significativos na qualidade do serviço ofertado, possibilitando às empresas a expansão dos serviços para outras regiões.

Além da estrutura de rede, a concessionária também colocará à disposição o data center do projeto, em Teresina, responsável pelo armazenamento de dados e transmissão de toda a comunicação. Inaugurado no início do ano, o data center Tier III atua de forma ininterrupta, proporcionando maior segurança e alta disponibilidade. Essas características são fundamentais para o atendimento das novas demandas de conexão, que envolvem o acesso às plataformas de streaming e a troca de informações em tempo real, como as videochamadas e transmissões ao vivo.

O Piauí Conectado possui contrato na modalidade de Parceria Público-Privada com o governo para modernizar a comunicação e levar soluções através da tecnologia. Quando pronta, em 2022, a rede chegará aos 224 municípios do Piauí, totalizando 5000 quilômetros de extensão.



Mais Notícias RTI



Com R$ 250 mil investidos, UFCA lançou PTT-Cariri

Projeto busca melhorar conexão de Internet do Cariri cearense e da própria instituição.

15/04/2024


TRE-PI moderniza infraestrutura de TI com data center contêiner

Órgão público investe também na arquitetura de dados hiperconvergente.

15/04/2024


Começa processo de ativação da infovia que conecta Belém a Macapá com fibra óptica

Plataforma levou 19 dias para instalar o cabeamento pelo leito de rios amazônicos, menos do que o previsto.

15/04/2024