Profissionais de design da companhia francesa Sidel criaram uma nova garrafa feita de poli(tereftalato de etileno) (PET) 100% reciclado, com conceito baseado na pureza, transparência e formato do gelo.

O formato da garrafa, denominada Nuuk (nome da capital da Groenlândia), homenageia os fiordes, formação típica daquele país e que consiste em grande entrada de mar entre altas montanhas rochosas, originada por erosão causada pelo gelo. A garrafa feita de PET reciclado transparente foi projetada para as marcas de água proveniente dos fiordes.

 

De acordo com Laurent Lepoitevin, engenheiro de projeto de embalagens da Sidel, a forma peculiar de gelo no fundo da garrafa proporciona o reforço da sua estrutura, além da vantagem estética de dar a impressão de que a garrafa está emergindo do gelo. “Além da qualidade e integridade da água que os fiordes simbolizam, o uso de 100% rPET corresponde totalmente ao compromisso da Sidel com a sustentabilidade”, acrescentou.

 

O design sofisticado da garrafa de 500 mL conta com o fundo – que remete a uma geleira – produzido por meio de um sistema patenteado, chamado de Base Over Stroke System (BOSS) da Sidel. Sua moldagem ocorre durante o processo de sopro, otimiza a distribuição do material no perfil final do fundo da garrafa e usa uma quantidade mínima de material.

 

Sua tampa azul, também em forma de gelo, realça o aspecto glacial atrelado ao produto e atende aos requisitos ambientais e às futuras regulamentações, segundo a Sidel. Além disso, a companhia acredita que graças ao seu formato assimétrico, a Nuuk se destaca em prateleiras e em pontos de venda, atraindo a atenção do cliente.

 

No site da companhia é possível assistir um vídeo sobre o novo conceito de garrafa rPET, inspirada na Groenlândia, bem como acessar a página exclusiva da garrafa Nuuk e ler sobre os detalhes do rótulo transparente e seus grafismos baseados na cultura viking.


 

(Fotos: Sidel)

#plastico #rpet #petreciclado #garrafanuuk #nuuk #sidel



Mais Notícias RTI



Estudo mapeia falhas em tubos de PP causadas pelo uso de PCR contendo impurezas

Um trabalho de pesquisa desenvolvido na Áustria tratou de danos causados por contaminantes presentes no PCR usado em formulações para a fabricação de tubos. Aditivação e atenção a normas ajudam a evitar o problema.

04/11/2025


Recy-Plastech está de volta com programação renovada

PP reciclado de grau alimentício, reciclagem de PU, extrusão reativa, aditivação e tecnologia de lavagem serão destaques no evento anual que acontece em novembro na capital paulista.

29/10/2025


Novo decreto estimula a circularidade no setor de plásticos

O decreto que instituiu o Sistema de Logística Reversa de Embalagens de Plástico estabelece metas crescentes relacionadas a conteúdo reciclado em embalagens plásticas, chegando a 40% em 2040.

28/10/2025