Profissionais de design da companhia francesa Sidel criaram uma nova garrafa feita de poli(tereftalato de etileno) (PET) 100% reciclado, com conceito baseado na pureza, transparência e formato do gelo.
O formato da garrafa, denominada Nuuk (nome da capital da Groenlândia), homenageia os fiordes, formação típica daquele país e que consiste em grande entrada de mar entre altas montanhas rochosas, originada por erosão causada pelo gelo. A garrafa feita de PET reciclado transparente foi projetada para as marcas de água proveniente dos fiordes.
De acordo com Laurent Lepoitevin, engenheiro de projeto de embalagens da Sidel, a forma peculiar de gelo no fundo da garrafa proporciona o reforço da sua estrutura, além da vantagem estética de dar a impressão de que a garrafa está emergindo do gelo. “Além da qualidade e integridade da água que os fiordes simbolizam, o uso de 100% rPET corresponde totalmente ao compromisso da Sidel com a sustentabilidade”, acrescentou.
O design sofisticado da garrafa de 500 mL conta com o fundo – que remete a uma geleira – produzido por meio de um sistema patenteado, chamado de Base Over Stroke System (BOSS) da Sidel. Sua moldagem ocorre durante o processo de sopro, otimiza a distribuição do material no perfil final do fundo da garrafa e usa uma quantidade mínima de material.
Sua tampa azul, também em forma de gelo, realça o aspecto glacial atrelado ao produto e atende aos requisitos ambientais e às futuras regulamentações, segundo a Sidel. Além disso, a companhia acredita que graças ao seu formato assimétrico, a Nuuk se destaca em prateleiras e em pontos de venda, atraindo a atenção do cliente.
No site da companhia é possível assistir um vídeo sobre o novo conceito de garrafa rPET, inspirada na Groenlândia, bem como acessar a página exclusiva da garrafa Nuuk e ler sobre os detalhes do rótulo transparente e seus grafismos baseados na cultura viking.
(Fotos: Sidel)
#plastico #rpet #petreciclado #garrafanuuk #nuuk #sidel
Mais Notícias RTI
Entre as vantagens do novo sistema de aquecimento estão a redução de peso das garrafas e a maior produtividade.
16/09/2025
Mercado aquecido especialmente pelas empresas de água mineral levou a fabricante paranaense a aumentar a oferta de máquinas, com destaque para o modelo totalmente elétrico com capacidade de até 18 mil garrafas/hora.
09/09/2025
A Abief encomendou um estudo à MaxiQuim que apontou que o crescimento do agronegócio e o avanço nas exportações contribuíram para a estabilidade do setor de embalagens flexíveis no primeiro semestre de 2025. O setor de alimentos foi apontado como o principal consumidor de flexíveis.
02/09/2025