A Anglo American, produtora de minério de ferro e níquel no Brasil, com sede global no Reino Unido e operações em diversos países, buscava um ambiente que desse conta de períodos heterogêneos de processamento, com picos e baixa demanda, e gerenciamento unificado dos dados. Dois data centers monitoram todo o sistema de produção das minas, um em Conceição do Mato Dentro, MG, e outro no final do duto de transporte de minério, no porto de São João da Barra, no Rio de Janeiro.

O projeto consolidou os servidores, os sistemas de armazenamento e switches, unificando a administração no conceito de hiperconvergência com o Dell EMC VxRail, que passou a ser a base da nuvem privada da empresa.

A identificação dessa oportunidade foi feita pela consultoria especializada em inovação digital Portnet, parceira de negócios da Dell que atende a Anglo American há vários anos.

“Esses dois data centers são extremamente críticos, recebendo e processando dados produzidos ao longo de toda a cadeia de extração de minério de ferro, desde a pressão das bombas, volume nos dutos, até a vida útil dos equipamentos e caminhões e chegando, finalmente, a detalhes da liberação do minério no porto. Aplicações rodando nesses data centers realizam análises preditivas e geram alertas em caso de possíveis problemas”, afirma Clebecy Santana, coordenador de TI industrial da Anglo American. Os data centers processam, também, dados dos laboratórios sobre a conformidade do minério às especificações dos clientes. “Com a adoção da hiperconvergência, todas as informações dos sensores agora são consolidadas em servidores gerenciados de forma centralizada, em uma estrutura à prova de falhas com replicação de dados nos dois sites”, afirma Santana.

Os data centers da Anglo já tinham serviços virtualizados com VMWare e VSAN e o conceito de hiperconvergência reduziu a complexidade do gerenciamento do banco de dados, aplicações e softwares de terceiros. A gestão de todos os elementos agora é realizada a partir de um único ponto de monitoração e controle. Isso diminui incidentes, sistemas fora do ar e o risco de ocorrer falta de espaço para o armazenamento de dados.

A hiperconvergência não é um produto, mas um conceito de processamento composto pelo VxRail e Data Domain da Dell, que unifica as soluções virtualizadas.

O Dell Data Domain é um sistema de backup que especifica de forma automática o tamanho do espaço de armazenamento. O servidor faz leituras rápidas e está preparado para recuperar grande volume de dados nos dois data centers. “Além dessa camada de proteção, todos os dados são gravados em fita LTO para backup extra”, explica Santana, da Anglo American.

Outro recurso da hiperconvergência é o RecoverPoint. Em um backup normal, a recuperação de dados é feita por período (de horas ou dias) e nem sempre é completa. O RecoverPoint permite a restauração dos dados na linha do tempo de forma configurável, fazendo a transferência dos dados entre a nuvem pública e privada sem perda de informações.

Além disso, os dados são replicados de forma bidirecional nos dois data centers. Os bancos de dados são replicados de um site para outro por meio de uma ferramenta de banco de dados. Tudo que é processado em um data center é gravado e enviado como backup para o outro.

“O conceito se adequa bem à nuvem privada porque consolida hardware e software, que passam a ser atualizados de forma automática, por meio da administração unificada propiciada pela Dell”, explica Gilbert Emmanuel, responsável pela área de negócios de hiperconvergência da Portnet. “O fato de a Anglo American utilizar a hiperconvergência para elevar o nível de maturidade de dois data centers voltados ao processamento de dados de TI industrial é algo inovador, um destaque na economia digital do nosso país”.



Mais Notícias RTI



Way e TIM finalizam ativação 4G/LTE em 619 km de rodovias no Mato Grosso do Sul

Projeto envolveu a instalação de 54 torres e equipamentos em 700 MHz.

26/03/2024


Microsoft reúne mais de 3 mil clientes e desenvolvedores em São Paulo para discutir oportunidades da inteligência artificial

O Brasil é o único da América Latina a sediar o Microsoft AI Tour, realizado em vários países.

26/03/2024


Saint-Gobain renova a gestão de data center da América do Sul com Kyndryl

Objetivo é reduzir o consumo de recursos e modernizar operações de TI.

25/03/2024