O Grupo Prysmian, fabricante de cabos e sistemas de energia e telecom, em parceria com a Nokia Bell Labs e o NICT - Instituto Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Japão, estabeleceram um novo recorde na velocidade de transmissão de dados ao atingir o patamar de 1 Ptbit/s através de uma fibra óptica monomodo standard.

O experimento combinou a transmissão óptica de banda larga espectral em uma fibra óptica guiando 15 modos espaciais e o uso de multiplexadores. A capacidade total da rede é de 1 Ptbit/s, o que corresponde à transmissão simultânea de uma TV 8K (33,2 megapixels, resolução 16x melhor que uma TV FullHD) para 10 milhões de pessoas.

“Na última década, o tráfego de dados aumentou cerca de 100 vezes. A capacidade da fibra acompanhou de perto esse crescimento exponencial, graças à introdução de novas tecnologias. O tráfego deve continuar crescendo a uma taxa exponencial semelhante na próxima década, principalmente devido ao desenvolvimento de redes sociais, vídeo sob demanda e plataformas multimídia móveis. Nesse contexto, a multiplexação por divisão espacial foi reconhecida como única tecnologia de multiplexação capaz de atender a esse desafio de capacidade”, comentou Eric Stoltz, VP da unidade de negócios de fibra óptica do Grupo Prysmian.

O resultado significa um aumento da taxa de transmissão de dados em fibras ópticas monomodo standard em 5,7 vezes, acompanhado de aumentos em 2,5 vezes (few-mode fibers) e 1,7 vezes (multi-core fibers). Os resultados do estudo foram aceitos pela 46ª ECOC – Conferência Europeia de Comunicações Ópticas, realizada em dezembro de 2020, uma das maiores conferências internacionais relacionadas às comunicações por fibra óptica.



Mais Notícias RTI



Way e TIM finalizam ativação 4G/LTE em 619 km de rodovias no Mato Grosso do Sul

Projeto envolveu a instalação de 54 torres e equipamentos em 700 MHz.

26/03/2024


Microsoft reúne mais de 3 mil clientes e desenvolvedores em São Paulo para discutir oportunidades da inteligência artificial

O Brasil é o único da América Latina a sediar o Microsoft AI Tour, realizado em vários países.

26/03/2024


Saint-Gobain renova a gestão de data center da América do Sul com Kyndryl

Objetivo é reduzir o consumo de recursos e modernizar operações de TI.

25/03/2024