A LafargeHolcim Brasil iniciou em 2020 o projeto Operação Remota das Moagens de Cimento nas plantas de Candeias, BA, Vitória, ES, e Cocalzinho de Goiás, GO. O controle, totalmente integrado, passa a ser feito da planta de Pedro Leopoldo, MG, por meio de softwares conectados via Internet e operados por uma equipe alocada em uma sala de controle, que rastreia e monitora os dados das três unidades satélites.

O controle integrado proporciona uma operação única, mais padronizada e eficiente, agilizando os processos, possibilitando a antecipação e a resolução de problemas, sem que a operação seja interrompida.

A preparação da infraestrutura durou aproximadamente um ano e teve investimento em torno de R$ 1 milhão. Na implantação foi montada uma base de instrumentação com IoT - Internet das Coisas, conectada via Wi-Fi, onde foram instaladas câmeras com inteligência artificial e sistemas para o monitoramento online da rede de automação e um sistema de gerenciamento online dos consumos e demandas de energia elétrica, que irá auxiliar a otimização da eficiência energética das moagens.

Um dos benefícios da operação remota foi a criação de algoritmos de estimação da qualidade do cimento que, a partir dos sinais de campo, pode-se predizer a qualidade dos produtos, usando tecnologia de redes neurais, com informações a cada minuto, que irá ajudar no controle automático dos moinhos, em um sistema que processa as informações na nuvem.

A mesma tecnologia de computação na nuvem começa a ser usada também, com este projeto, para o monitoramento dos ativos e acompanhamento de motores e equipamentos girantes, como motores e redutores, etc. Dos dados coletados e armazenados na nuvem, são gerados os relatórios periodicamente analisados, pelos especialistas de manutenção.

“O ganho é mais que operacional. Temos uma mudança de paradigma, de cultura. Trouxemos a inteligência artificial para dentro da indústria do cimento e estamos trabalhando com compartilhamento de experiência e conhecimento entre as equipes", explica Gilson Leite Dias, Gerente Corporativo de Processos LafargeHolcim.



Mais Notícias RTI



Brasil pode se tornar hub de IA, mas enfrenta desafio energético

Scala Data Centers alerta para descasamento entre prazos de conexão e demanda de energia.

08/09/2025


Lightera lança soluções ópticas para alta densidade

Empresa aposta em microcabos ultracompactos e DIOs de fusão massiva para atender novas demandas de conectividade.

09/09/2025


NextStream fortalece modelo híbrido de TI na América Latina com foco em colocation e infraestrutura dedicada 

Empresa de data centers aponta que a infraestrutura de TI se torna cada vez mais híbrida em tempos de hiperescala.

08/09/2025