A operadora de telecomunicações Linktel fechou uma parceria com a Unitah Empreendimentos, concessionária responsável pela administração de 13 terminais de ônibus integrados ao Metrô de São Paulo, para disponibilizar sinal gratuito de Wi-Fi aos usuários. O serviço já está presente em algumas estações de metrô e trem e será a primeira vez que terminais de ônibus da capital passam a oferecer Internet gratuita.

A expectativa é que até o primeiro trimestre de 2021 o sistema esteja liberado aos mais de 1,5 milhão de usuários que circulam diariamente pelas 13 estações. O primeiro terminal a ter sinal liberado será o do Tatuapé. Os espaços fazem parte do projeto Praça Unitah, que está revitalizando as estruturas dos terminais, com uma oferta ampliada de comércio e de serviços, além de uma nova gestão na área de segurança, zeladoria e paisagismo.

A Linktel irá instalar o sistema Wi-Fi com tecnologias ABGN/AC para diversos usuários conseguirem realizar acessos simultaneamente. Os equipamentos são similares aos utilizados nos aeroportos e redes de metrô de outros países, como o Heathrow em Londres, JFK de Nova York e o Haneda em Tóquio. “Estamos buscando o que de mais moderno existe para que o público possa acessar informações e redes sociais, como Facebook e WhatsApp”, afirma o presidente da empresa Jonas Trunk.

O Wi-Fi funcionará de forma interligada com o sistema de Wi-Fi das estações da CPTM - Companhia Paulista de Trens Metropolitanos e com o Metrô paulistano. “O passageiro poderá continuar usando o nosso sistema mesmo quando houver troca de transporte. Os terminais escolhidos possuem alto fluxo médio e poderão ter acessos simultâneos de diversos usuários”, informa Trunk.

A velocidade média da conexão nos terminais será de 10 Mbit/s. Todos os terminais serão abordados por uma rede Gigabit, garantindo a milhões de usuários o uso simultâneo da mesma rede. Cada pessoa poderá acessar o serviço por 60 minutos.



Mais Notícias RTI




Metrum amplia atuação em missão crítica e mira expansão em data centers

Empresa traz expertise em soluções de energia.

12/12/2025


Altarede e K2 Telecom anunciam fusão

União entre Altarede e K2 Telecom dá origem à Avança Participações, com backbone de 60 mil km e foco em expansão de serviços digitais no Sudeste.

12/12/2025