O CPQD definiu que a inauguração de seu primeiro laboratório voltado a ensaios de avaliação da conformidade de equipamentos 5G acontecerá em dezembro. A iniciativa vem ao encontro da necessidade de fabricantes e fornecedores de terminais e estações radiobase, que a partir de 31 de janeiro terão de apresentar os certificados de conformidade de suas soluções para homologação junto à Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações.

“Estamos investindo em uma plataforma que contempla todo o conjunto de ensaios estabelecidos pela Anatel para a certificação e homologação de telefones celulares e estações terminais de acesso com tecnologia 5G”, afirma Luiz Rômulo Guidugli Filho, gerente de avaliação da conformidade do CPQD. “Assim, a partir de dezembro, estaremos prontos para realizar 100% dos ensaios exigidos pela agência para que esses dispositivos possam ser comercializados no país”, acrescenta.

Segundo a Anatel, o objetivo dos ensaios é garantir às novas redes 5G requisitos mínimos de qualidade, segurança, interoperabilidade e proteção do espectro radioelétrico. Assim, os ensaios de avaliação da conformidade oferecidos pelo novo laboratório 5G do CPQD contemplam testes funcionais, de compatibilidade eletromagnética, de segurança e exposição humana a campos elétricos, magnéticos e eletromagnéticos.

As empresas interessadas podem preencher um formulário para obter mais informações no link: https://bit.ly/2HVdope.



Mais Notícias RTI



Silica Networks anuncia projeto de cabo submarino de 1026 km até a Antártica

Filiais do Brasil, Argentina e Chile participam do estudo do projeto que liga o extremo sul do continente ao Polo Sul.

19/04/2021


Sanepar estuda compartilhamento de rede de esgoto com fibra óptica

Ideia é aproveitar a capilaridade dos 38.464 km de tubulação no Paraná.

19/04/2021


Comba Telecom desenvolve solução Open-RAN multibanda e multi-RAT

Plataforma destina-se a frequências de 1800 e 2100 MHz.

19/04/2021