O CPQD definiu que a inauguração de seu primeiro laboratório voltado a ensaios de avaliação da conformidade de equipamentos 5G acontecerá em dezembro. A iniciativa vem ao encontro da necessidade de fabricantes e fornecedores de terminais e estações radiobase, que a partir de 31 de janeiro terão de apresentar os certificados de conformidade de suas soluções para homologação junto à Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações.

“Estamos investindo em uma plataforma que contempla todo o conjunto de ensaios estabelecidos pela Anatel para a certificação e homologação de telefones celulares e estações terminais de acesso com tecnologia 5G”, afirma Luiz Rômulo Guidugli Filho, gerente de avaliação da conformidade do CPQD. “Assim, a partir de dezembro, estaremos prontos para realizar 100% dos ensaios exigidos pela agência para que esses dispositivos possam ser comercializados no país”, acrescenta.

Segundo a Anatel, o objetivo dos ensaios é garantir às novas redes 5G requisitos mínimos de qualidade, segurança, interoperabilidade e proteção do espectro radioelétrico. Assim, os ensaios de avaliação da conformidade oferecidos pelo novo laboratório 5G do CPQD contemplam testes funcionais, de compatibilidade eletromagnética, de segurança e exposição humana a campos elétricos, magnéticos e eletromagnéticos.

As empresas interessadas podem preencher um formulário para obter mais informações no link: https://bit.ly/2HVdope.



Mais Notícias RTI



Scala Data Centers obtém aprovação do plano diretor do Campus Tamboré

Parceria com a Prefeitura de Barueri marca nova fase de expansão com foco em infraestrutura urbana, sustentabilidade e inclusão digital.

04/11/2025


Nutanix lança no Brasil soluções para “fábricas de IA” com foco em soberania de dados

Novos recursos integram governança, liberdade de escolha e parceria com a NVIDIA para acelerar a adoção de IA corporativa.

04/11/2025


Anatel lança white paper sobre o papel estratégico dos data centers no ecossistema digital brasileiro

Documento sistematiza estudos e debates conduzidos pelo conselheiro Alexandre Freire.

04/11/2025