O CPQD definiu que a inauguração de seu primeiro laboratório voltado a ensaios de avaliação da conformidade de equipamentos 5G acontecerá em dezembro. A iniciativa vem ao encontro da necessidade de fabricantes e fornecedores de terminais e estações radiobase, que a partir de 31 de janeiro terão de apresentar os certificados de conformidade de suas soluções para homologação junto à Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações.

“Estamos investindo em uma plataforma que contempla todo o conjunto de ensaios estabelecidos pela Anatel para a certificação e homologação de telefones celulares e estações terminais de acesso com tecnologia 5G”, afirma Luiz Rômulo Guidugli Filho, gerente de avaliação da conformidade do CPQD. “Assim, a partir de dezembro, estaremos prontos para realizar 100% dos ensaios exigidos pela agência para que esses dispositivos possam ser comercializados no país”, acrescenta.

Segundo a Anatel, o objetivo dos ensaios é garantir às novas redes 5G requisitos mínimos de qualidade, segurança, interoperabilidade e proteção do espectro radioelétrico. Assim, os ensaios de avaliação da conformidade oferecidos pelo novo laboratório 5G do CPQD contemplam testes funcionais, de compatibilidade eletromagnética, de segurança e exposição humana a campos elétricos, magnéticos e eletromagnéticos.

As empresas interessadas podem preencher um formulário para obter mais informações no link: https://bit.ly/2HVdope.



Mais Notícias RTI



Com R$ 250 mil investidos, UFCA lançou PTT-Cariri

Projeto busca melhorar conexão de Internet do Cariri cearense e da própria instituição.

15/04/2024


TRE-PI moderniza infraestrutura de TI com data center contêiner

Órgão público investe também na arquitetura de dados hiperconvergente.

15/04/2024


Começa processo de ativação da infovia que conecta Belém a Macapá com fibra óptica

Plataforma levou 19 dias para instalar o cabeamento pelo leito de rios amazônicos, menos do que o previsto.

15/04/2024