A EAF - Entidade Administradora da Faixa concluiu a instalação da infraestrutura de fibra óptica da Rede Privativa de Comunicação da Administração Pública Federal em 24 capitais brasileiras. O projeto, que prevê a interligação de órgãos federais por meio de uma rede dedicada, entra agora na etapa de ativação dos serviços e conexão dos prédios públicos. A conclusão da implantação nacional está prevista para dezembro de 2027.

A iniciativa integra as obrigações estabelecidas no leilão do 5G e é executada pela EAF, sob acompanhamento da Anatel, por meio do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (Gaispi). Após a entrega da infraestrutura, a operação fica a cargo da Telebras, sob gestão do Ministério das Comunicações.

A rede fixa utiliza anéis metropolitanos de fibra óptica para interligar órgãos da administração federal, mantendo o tráfego de informações separado das redes comerciais. A arquitetura incorpora mecanismos de segurança e criptografia de ponta a ponta, além de prever o uso de criptografia pós-quântica, destinada a proteger as comunicações contra futuras ameaças associadas ao avanço da computação quântica.

“O diferencial é a entrega de um serviço de muito mais alta velocidade, com maior segurança e infraestrutura própria”, afirma Geraldo Segatto, diretor de Operações da EAF.

A infraestrutura já foi instalada para atender mais de 350 prédios públicos nas 24 capitais, restando concluir o cabeamento em São Paulo, Cuiabá e Manaus. Aracaju foi a primeira cidade a colocar a rede em funcionamento, com a ativação de uma unidade da Agência Nacional de Mineração (ANM), em junho deste ano.

O projeto também contempla uma rede móvel privativa, inicialmente no Distrito Federal, destinada às comunicações de órgãos de segurança pública e serviços de emergência. Essa infraestrutura utilizará tecnologias LTE/5G para transmissão de voz, vídeo e dados em aplicações de missão crítica.



Mais Notícias RTI



Equinix abre centros para testar refrigeração líquida de IA

Instalações em cinco países permitem avaliar sistemas de resfriamento e servidores de alta densidade em condições reais de operação.

26/10/2026


Vertiv promove webinar sobre infraestrutura de data centers

Evento gratuito em 28 de outubro abordará soluções de energia, refrigeração e monitoramento para ambientes de alta densidade.

26/10/2026


Zadara aposta em nuvem distribuída e soberania de dados

Com mais de 500 pontos de presença no mundo, empresa oferece infraestrutura de computação, armazenamento e IA, incluindo três localidades de nuvem pública no Brasil.

26/10/2026