O mercado brasileiro de telecomunicações passa por uma mudança de foco. Depois de anos concentradas na expansão da conectividade residencial, as operadoras ampliam a atuação no segmento corporativo, com serviços gerenciados de conectividade, segurança, redes corporativas, IoT – Internet das Coisas e outras aplicações digitais.
A TP-Link acompanha esse movimento e anuncia uma estratégia voltada ao mercado corporativo de telecom, por meio da Omada by TP-Link, linha de soluções direcionada a redes empresariais. A proposta é apoiar operadoras na oferta de serviços para pequenas, médias e grandes organizações.
Segundo Thadeu Christ de Menezes, gerente de desenvolvimento de negócios da TP-Link, as teles passaram a buscar novas formas de atuação no segmento empresarial. “Hoje elas buscam atuar como provedoras de soluções digitais completas para empresas. Nossa estratégia acompanha essa evolução. Mais do que fornecer equipamentos, queremos apoiar as teles na criação de ofertas de serviços gerenciados que combinem conectividade, segurança, gerenciamento centralizado e suporte especializado”, afirma.
O portfólio reúne recursos como Wi-Fi corporativo, switching, firewalls, VPNs, gerenciamento em nuvem, redes para múltiplas unidades e infraestrutura para setores como educação, saúde, varejo, hotelaria, logística e indústria. Também estão incluídas soluções de videomonitoramento integradas.
A estratégia considera ainda a demanda de empresas que preferem contratar conectividade, equipamentos, gerenciamento remoto, monitoramento e suporte por meio de um único fornecedor. Nesse modelo, a operadora reúne esses componentes em uma oferta integrada.
Para pequenas e médias empresas, uma das iniciativas prevê a combinação do link de Internet da operadora com firewall gerenciado e equipamentos corporativos da TP-Link. O modelo é direcionado a organizações como clínicas, consultórios, escritórios, restaurantes, cafeterias e varejistas, que nem sempre mantêm equipes próprias de infraestrutura e segurança da informação.
Além do acesso à rede, a proposta inclui gerenciamento, monitoramento e atualização da infraestrutura. A intenção é concentrar essas atividades em um serviço administrado pela operadora.
Para Marcelo Oliveira, diretor de vendas corporativas da TP-Link, a atuação conjunta pode ampliar o acesso de empresas menores a recursos de infraestrutura e segurança. “Nosso objetivo é reduzir a distância entre tecnologias corporativas e as empresas que mais precisam delas. Ao trabalharmos em conjunto com as operadoras, conseguimos ampliar o acesso a soluções avançadas sem aumentar a complexidade para o cliente final”, afirma.
A fabricante também desenvolve projetos para organizações de maior porte, incluindo iniciativas de modernização da infraestrutura de conectividade em unidades de saúde e educação, dentro de programas de expansão da infraestrutura digital brasileira.
Mais Notícias RTI
Demonstração combina XGS-PON, inteligência artificial e recursos para ampliar cobertura e reduzir interferências.
09/10/2026
Solução modular reúne sistemas de energia, climatização, monitoramento e segurança para aplicações de TI.
09/10/2026
Iniciativa tem como foco o aumento da competitividade e o reforço da capacidade produtiva da empresa.
09/10/2026