A BR Properties, companhia de investimento em imóveis comerciais, decidiu modernizar um de seus empreendimentos mais tradicionais: o Complexo Corporativo Centenário. Apelidado de Robocop, graças à sua fachada de metal com ar futurista, o edifício em São Paulo passou por um processo de retrofit que auxiliou na redução de custos operacionais, visando aumentar o conforto do usuário.

Com investimento de cerca de R$ 12 milhões, o projeto contou com soluções da Johnson Controls para viabilizar ou aprimorar a automação predial, o controle de acesso, o CFTV, além de melhorar a eficiência do ar-condicionado.

Feita com o prédio em operação, a modernização resultou em uma diminuição de aproximadamente 30% no consumo de energia. “Isso equivale a R$ 40 mil por mês. Além disso, tivemos reduções significativas no gasto com manutenção e operação", aponta Lucio Soares, gerente predial na BR Properties. Segundo ele, como a automação e algumas etapas do projeto foram finalizadas no início da pandemia, não sendo possível medir os resultados com todo o sistema integrado e em pleno funcionamento, o impacto na redução de gastos com energia pode ser ainda maior.

Para além do consumo de energia, a tecnologia da Johnson Controls transformou também a nova central de ar-condicionado do prédio, com o emprego de um chiller com mancal magnético. A aplicação resultou em uma redução de custo e integração com o sistema de automação e infraestrutura elétrica.

O controle de acesso também foi modernizado, dispensando o uso de cartões e sendo realizado agora por biometria facial. A solução ainda é capaz de medir a temperatura corporal e checar o uso de máscara. “O sistema trouxe agilidade operacional e integração, além de apoiar a triagem manual e garantir o distanciamento social do colaborador que faz a medição e os usuários que frequentam o empreendimento”, analisa Soares.



Mais Notícias RTI



Silica Networks anuncia projeto de cabo submarino de 1026 km até a Antártica

Filiais do Brasil, Argentina e Chile participam do estudo do projeto que liga o extremo sul do continente ao Polo Sul.

19/04/2021


Sanepar estuda compartilhamento de rede de esgoto com fibra óptica

Ideia é aproveitar a capilaridade dos 38.464 km de tubulação no Paraná.

19/04/2021


Comba Telecom desenvolve solução Open-RAN multibanda e multi-RAT

Plataforma destina-se a frequências de 1800 e 2100 MHz.

19/04/2021