Os DDoS - Ataques Distribuídos de Negação de Serviço estão se tornando mais rápidos e ampliando a necessidade de ferramentas automatizadas para proteção das redes de telecomunicações. Segundo o Threat Intelligence Report, da Nokia, 78% das ofensivas duram até cinco minutos, intervalo que reduz a possibilidade de identificação e mitigação por meio de intervenção humana.
Outro fator que aumenta a capacidade dos ataques é a disseminação de proxies residenciais. De acordo com o levantamento, mais de 100 milhões de dispositivos conectados à Internet atuam dessa forma no mundo, dos quais cerca de 25 milhões estão no Brasil. Esses dispositivos podem ser utilizados como intermediários para retransmitir tráfego e dificultar a identificação da origem das ofensivas.
“Em um ataque DDoS, grandes volumes de requisições são enviados simultaneamente contra a infraestrutura de rede, consumindo recursos de processamento e largura de banda. O resultado pode ser a indisponibilidade de serviços para milhares de usuários”, explica Adriano Silveira, diretor de desenvolvimento de negócios de IP da Nokia. Segundo ele, parte significativa dos ataques utiliza botnets formadas por dispositivos IoT infectados, incluindo roteadores domésticos e smart TVs.
Para acelerar a resposta, a fabricante vem incorporando IA e aprendizado de máquina à plataforma Nokia Deepfield Defender, oferecida no Brasil pela DPR Telecomunicações. A solução monitora padrões de tráfego, identifica anomalias em tempo real e correlaciona as ocorrências com indicadores de ataques conhecidos e emergentes.
A plataforma utiliza ainda o Genome, base global de inteligência sobre ameaças alimentada por eventos observados em redes de operadoras, provedores e grandes ambientes de Internet. Outro recurso é o Shield, que atua na borda da rede e busca bloquear a comunicação entre botnets e seus centros de comando antes do início dos ataques.
Disponível em versões destinadas a provedores regionais e grandes operadoras, a solução pode atender desde redes com algumas centenas de Gbit/s até infraestruturas na escala de Tbit/s. Segundo a Nokia, a plataforma também permite aos provedores oferecer proteção contra DDoS como serviço gerenciado de segurança (MSS), criando uma fonte adicional de receita.
Mais Notícias RTI
Commvault defende integração entre proteção de dados, recuperação e continuidade dos negócios; pesquisa da IDC aponta lacunas na preparação das empresas.
28/09/2026
O novo PTT se tornará o sétimo do projeto na região Norte.
28/09/2026
Aliança reúne assessoria jurídica, estratégia e finanças para preparar provedores para fusões, aquisições e reestruturações.
28/09/2026