Em toda primeira semana do mês, RTI in Bits divulgará a relação dos principais cursos, feiras e congressos do setor, realizados na forma presencial ou online.
Cursos
Segurança de rede - A Interconnection Academy, fundada pela DE-CIX e pela UPF - Universidade Pompeu Fabra Barcelona, e a GCA - Global Cyber Alliance realizaram uma parceria para expandir o acesso gratuito a treinamentos especializados em redes e segurança de rede para ajudar a combater as crescentes ameaças em todo o ecossistema da Internet. O primeiro módulo é uma introdução à iniciativa MANRS - Mutually Agreed Norms for Routing Security, um programa desenvolvido para melhorar a segurança de roteamento e proteger contra a falsificação de endereços. Site: https://catalog.interconnectionacademy.net/product/what-is-manrs/.
Fibra óptica - A SLA Treinamentos ministra, entre os dias 25 e 27 de agosto o curso Projetos de Redes Ópticas. Já no período de 28 a 30 de agosto acontece o treinamento Especialista em Fibra Óptica 3.0. Ambos serão realizados no formato presencial na sede da instituição de ensino, no Rio de Janeiro. Site: https://www.slati.com.br/calendario-curso.
IA – A AWS – Amazon Web Services disponibilizou o AWS Treina Brasil, um programa gratuito que visa capacitar 1 milhão de pessoas em IA – Inteligência Artificial e computação em nuvem até 2028. O programa combina conteúdos assíncronos com eventos ao vivo e concede certificado de participação, atendendo tanto quem busca o primeiro passo na carreira tecnológica quanto profissionais que desejam atualização ou transição de carreira. Site: https://awstreinabrasil.com.
IA para provedores - A Previsa Contabilidade realiza, de 9 a 19 de setembro, a mentoria online IA – Inteligência Artificial para Provedores de Internet. Nas quatro aulas, o aluno aprenderá sobre temas como instalações, ativações e atendimentos mais ágeis, equipes técnicas e NOC, menos chamados recorrentes, retrabalhos e custos desnecessários, entre outros. Site: www.previsa.com.br.
IA - O ICMC – Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP São Carlos realiza, de 14 de setembro a 14 de dezembro, o treinamento Inteligência Artificial, Otimização e Internet das Coisas para Indústrias e Negócios: Do Zero ao MLOps (OpAIoT). Realizado no formato online, o curso é voltado a profissionais de áreas como indústria, saúde, finanças, serviços e setor público, apresentando uma abordagem prática para o desenvolvimento de soluções baseadas em IA – Inteligência Artificial. Ao longo de três meses, os participantes aprendem a integrar machine learning, otimização, IoT - Internet das Coisas e MLOps acompanhando todas as etapas de um projeto, desde a definição do problema até a implantação e operação dos modelos em ambientes reais. Os interessados podem realizar a matrícula até o dia 10 de setembro pelo site: https://abrir.link/xINWb.
Tributação - A Voz e Dados Academy oferece o curso EAD Tributação para Provedores no Cenário Pós-NFCom. Entre os temas abordados nas aulas estão o funcionamento da tributação para provedores no novo cenário fiscal; como evitar erros fiscais que podem gerar multas e autuações; e boas práticas para organizar a gestão tributária. A próxima turma está agendada para os dias 23 e 24 de setembro. Site: https://abrir.link/WUYHW.
Data centers – A TCSolutions promove, de 21 a 23 de outubro, o treinamento CDCP – Certified Data Center Professional em São Paulo. O treinamento, destinado a profissionais que atuam nas áreas de facilities e operações de TI, irá ensinar o estudante a otimizar os recursos de infraestrutura de um centro de dados, mantendo as normas recomendadas e preparando-se para a frequente mudança de tecnologia de servidores e equipamentos de TI. Site: https://tcsolutions.com.br/agenda/cdcp-outubro-2026/.
Eventos
IX Fórum Regional – Organizado pelo NIC/br e pelo CGI.br, o IX Fórum Regional é o encontro dos Sistemas Autônomos de uma determinada região no Brasil para debater questões relacionadas à infraestrutura. A próxima edição no Nordeste está marcada para 14 de agosto em Campina Grande, PB. Site: https://abrir.link/QgjdM.
Link ISP – A próxima edição do Link ISP acontece nos dias 27 e 28 de agosto em Gramado, RS. O evento acolherá um público diverso de provedores, fornecedores e profissionais de todo o Brasil, criando o cenário ideal para conexões duradouras e discussões profundas sobre o futuro da tecnologia e das telecomunicações. Site: https://linkisp.internetsul.com.br/.
Conecta NET - Organizado pelo NIC/br e pelo CGI.br, o Conecta NET é um evento com palestras focadas na infraestrutura da Internet. Os participantes terão a oportunidade de se aprofundar nos mais recentes avanços, tendências e desafios atuais do setor, além de trocar conhecimentos com especialistas da área. A próxima edição acontece em 28 de agosto em Boa Vista, RR. As inscrições serão anunciadas em breve.
Futurecom – A próxima edição do Futurecom está programada para o período de 6 a 8 de outubro em São Paulo. Além da feira, o evento terá um congresso com 93 horas de conteúdo estratégico e mais de 400 palestrantes. Site: https://www.futurecom.com.br/.
Apronet – A 10a edição do CIAP - Congresso Apronet de Provedores acontece nos dias 28 e 29 de outubro em Florianópolis, SC. Site: https://www.apronet.com.br/evento/125/apronet-2026.
Abrint Nordeste – A 5ª edição do Abrint Nordeste está agendada para os dias 5 e 6 de novembro em Fortaleza, CE. Mais informações podem ser obtidas no site: https://abrint.com.br/eventos/abrint-nordeste-2026/.
Conectividade - Nos dias 8 e 9 de dezembro, no Hotel Unique, em São Paulo, acontece mais uma edição do Evento NEO. Organizado pela Associação NEO o simpósio, que serve como um fórum de debate, relacionamento e negócios do setor de telecomunicações brasileiro, reúne um público composto por autoridades públicas, executivos C-Level, empresários, especialistas e representantes das principais empresas de telecomunicações do país. Site: https://associacaoneo.com.br/.
Mais Notícias RTI
Midea Carrier aposta em um portfólio integrado que reúne equipamentos de climatização, automação, monitoramento e serviços.
17/08/2026
Espaço no Instituto Caldeira será dedicado a projetos com clientes e parceiros da Região Sul.
17/08/2026
Deputado Juscelino Filho articulou prioridade da agenda junto à Frente Parlamentar Mista de Telecomunicações e Soluções Digitais.
17/08/2026