A velocidade média da Internet banda larga fixa no Brasil aumentou 72% nos últimos três anos, passando de 79 Mbit/s para 136 Mbit/s, de acordo com levantamento do comparador Melhor Escolha. O crescimento reflete a expansão da infraestrutura de fibra óptica e o fortalecimento da concorrência entre provedores, especialmente os regionais.

Segundo Hadassa Rodrigues, especialista em Telecomunicações do Melhor Escolha, a ampliação da cobertura de fibra foi determinante para a evolução do setor. “Nos últimos três anos, o Brasil passou por uma transformação na infraestrutura de telecomunicações. A fibra óptica chegou a regiões que antes dependiam de tecnologias muito mais lentas, refletindo diretamente nas médias de velocidade registradas”, afirma.

A especialista também destaca o papel dos provedores regionais na melhora da qualidade dos serviços. De acordo com ela, essas empresas expandiram sua atuação para mercados pouco atendidos pelas grandes operadoras, aumentando a competição e incentivando investimentos em infraestrutura.

O levantamento aponta, entretanto, diferenças significativas entre os estados. Em 2025, o Distrito Federal liderou o ranking, com velocidade média de 158 Mbit/s, seguido por São Paulo, com 153 Mbit/s, e Paraná, com 144 Mbit/s. Já Bahia e Ceará registraram médias de 99 Mbit/s e 110 Mbit/s, respectivamente, abaixo da média nacional.

Para Hadassa Rodrigues, reduzir essa desigualdade regional será o principal desafio do setor nos próximos anos. “A velocidade média do país evoluiu muito, mas ainda existe uma desigualdade no acesso à internet banda larga de qualidade. O próximo passo é garantir que esse avanço chegue de forma mais equilibrada em todo o país”, conclui.



Mais Notícias RTI



Climatização ganha papel estratégico na nova geração de data centers

Midea Carrier aposta em um portfólio integrado que reúne equipamentos de climatização, automação, monitoramento e serviços.

17/08/2026


IBM inaugura HUB Sul, em Porto Alegre, para acelerar inovação e crescimento de empresas na região

Espaço no Instituto Caldeira será dedicado a projetos com clientes e parceiros da Região Sul.

17/08/2026


Câmara aprova proteção aos recursos do Fust; projeto segue ao Senado

Deputado Juscelino Filho articulou prioridade da agenda junto à Frente Parlamentar Mista de Telecomunicações e Soluções Digitais.

17/08/2026