A Cisco e o Senai - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial uniram forças para impulsionar a qualificação profissional em redes industriais no Brasil. A iniciativa marca o lançamento de uma nova trilha de formação voltada para Redes Industriais e Tecnologia Operacional (OT), para ajudar a potencializar o setor na era da IA - Inteligência Artificial.
O Senai planeja capacitar cerca de 3 mil alunos já no primeiro ano do programa, contribuindo para reduzir a lacuna de profissionais qualificados em áreas ligadas à Indústria 4.0, conectividade industrial e convergência entre TI e OT.
“A digitalização da indústria exige profissionais preparados para atuar em ambientes cada vez mais automatizados. Essa nova formação é fundamental para reduzir a lacuna de talentos do mercado e contribuir diretamente para a competitividade e a inovação das empresas brasileiras”, afirma Gabriel Bello Barros, Líder do Programa Cisco Networking Academy no Brasil.
Uma das primeiras ações da parceria é a capacitação de 80 instrutores do Senai de diferentes regiões do Brasil. Esses profissionais serão responsáveis por disseminar a nova trilha de ensino e ampliar o acesso à formação em tecnologia industrial. A expectativa é que o curso esteja disponível nacionalmente a partir de julho de 2026, por meio das academias do Senai distribuídas pelo Brasil.
Desenvolvido com base na abordagem de aprendizado prático e de ponta do Cisco Networking Academy, o curso explorará os fundamentos das redes industriais e da conectividade em ambientes de manufatura e infraestrutura crítica, preparando profissionais para os desafios da digitalização do setor. Ao unir a expertise tecnológica da Cisco à capilaridade e tradição do Senai na formação profissional, a iniciativa visa suprir a demanda do setor por talentos aptos a gerenciar ambientes industriais cada vez mais conectados e inteligentes.
Mais Notícias RTI
Shanghai Municipal Data Bureau, BDO China e BDO Brasil assinam carta de intenções durante missão empresarial em São Paulo.
29/06/2026
Evento reunirá especialistas, empresas e autoridades para discutir 5G, inteligência artificial, infraestrutura digital e aplicações em setores estratégicos.
29/06/2026
Complexo em Franco da Rocha terá capacidade de até 300 MW e mira demanda por IA e nuvem.
29/06/2026