A parceria entre Fibracem e Nokia, anunciada durante a Futurecom 2025, começa a gerar impactos na estruturação tecnológica dos provedores regionais de Internet no Brasil. Segundo as empresas, sete meses após o início da aliança, cresce entre os provedores a adoção de soluções de infraestrutura consideradas de padrão global.

De acordo com a Fibracem, a combinação entre sua presença no mercado de provedores regionais e o portfólio da Nokia vem contribuindo para ampliar o nível de exigência tecnológica do setor, tradicionalmente marcado pela disputa de preços e pelo uso de marcas de menor alcance internacional.

“Mais do que ampliar o portfólio de uma fornecedora, a parceria tem funcionado como um vetor de profissionalização e amadurecimento tecnológico dos provedores”, afirmou Eryck El-Jaick, COO da Fibracem.

A companhia destaca que, com o crescimento da base de clientes e da oferta de serviços corporativos, os provedores passaram a demandar maior estabilidade, capacidade de rede e controle operacional. Nesse contexto, equipamentos ativos como ONTs, ONUs e OLTs da Nokia ganharam espaço nos projetos dos provedores.

Segundo a Fibracem, a parceria também levou à criação de uma equipe técnica dedicada ao segmento, com foco em apoiar provedores na adoção de redes mais estruturadas e menos sujeitas a improvisos.



Mais Notícias RTI



Resiliência operacional ganha peso diante de ataques cibernéticos

Commvault defende integração entre proteção de dados, recuperação e continuidade dos negócios; pesquisa da IDC aponta lacunas na preparação das empresas.

28/09/2026


IX.br inaugura no Amapá 40º Ponto de Troca de Tráfego e alcança todos os estados brasileiros

O novo PTT se tornará o sétimo do projeto na região Norte.

28/09/2026


Mangold e Carradore fazem parceria para atuar em M&A de provedores de Internet

Aliança reúne assessoria jurídica, estratégia e finanças para preparar provedores para fusões, aquisições e reestruturações.

28/09/2026