A Alares, operadora independente de telecomunicações com sede em São Paulo, desenvolveu uma operação capaz de integrar novos provedores em até 90 dias. Após concluir sua 21ª aquisição desde 2022, a operadora, hoje presente em 232 cidades de sete estados, padronizou o processo de migração de sistemas, gestão de rede e atendimento ao cliente. O modelo garante que as empresas adquiridas passem a operar sob a infraestrutura unificada do grupo desde o primeiro dia útil após o fechamento do negócio.

“Toda empresa que entra para o grupo já opera, desde o primeiro dia, com os mesmos sistemas, processos e canais de atendimento da Alares. Isso torna a integração menos traumática e garante que o cliente não perceba descontinuidade no serviço. Isso é um diferencial no mercado brasileiro”, afirma Denis Ferreira, CEO da Alares.

O processo de integração prevê a migração imediata dos clientes da empresa adquirida para o portfólio e os canais da operadora. Isso inclui acesso ao aplicativo (disponível para Android e iOS), totens de atendimento nas lojas físicas e facilidades de pagamento, como débito automático em cartão de crédito. A padronização abrange ainda a consolidação dos dados em um data lake próprio, o que confere maior confiabilidade às métricas operacionais após a incorporação.

Para avaliar novas compras, a Alares adota três critérios: potencial de crescimento orgânico da região em que o provedor atua, qualidade da infraestrutura de rede e maturidade de governança da empresa-alvo. “Quanto melhor a governança e a rede do ativo, mais rápida e tranquila é a integração. Buscamos empresas em que possamos expandir receita sem precisar resolver problemas herdados”, finaliza o CEO.



Mais Notícias RTI



Resiliência operacional ganha peso diante de ataques cibernéticos

Commvault defende integração entre proteção de dados, recuperação e continuidade dos negócios; pesquisa da IDC aponta lacunas na preparação das empresas.

28/09/2026


IX.br inaugura no Amapá 40º Ponto de Troca de Tráfego e alcança todos os estados brasileiros

O novo PTT se tornará o sétimo do projeto na região Norte.

28/09/2026


Mangold e Carradore fazem parceria para atuar em M&A de provedores de Internet

Aliança reúne assessoria jurídica, estratégia e finanças para preparar provedores para fusões, aquisições e reestruturações.

28/09/2026