A Amigo Internet, provedor com 25 anos de atuação em 120 municípios do Rio Grande do Sul, entregou, em outubro, acesso por fibra óptica a mais de 300 famílias de 18 comunidades rurais de Garibaldi, contemplados pelo “Programa Garibaldi Digital Rural”, com incentivo financeiro concedido por lei municipal.

“A expectativa é que o número de municípios que farão investimentos para levar conectividade ao meio rural cresça significativamente, pois o acesso à Internet é uma necessidade dos produtores rurais”, diz Névio Stefainski, Diretor de Mercado de Varejo da Amigo Internet. De acordo com ele, uma forma de viabilizar é através de um modelo de financiamento por parte dos municípios, de provedores e dos próprios produtores rurais. O apoio municipal varia conforma projeto e orçamento de cada cidade. Em geral as prefeituras subsidiam 50% do custo de ativação total ou 100% da rede primária.

O estado do Rio Grande do Sul tem população total de 11 milhões de habitantes, sendo 18% rural, o que representa cerca de 2 milhões de pessoas (500 mil famílias). Dessas, estima-se que apenas cerca de 14 mil famílias rurais estejam conectadas com Internet em fibra óptica. O Projeto Conectividade Rural surgiu para mudar essa realidade, visando fixar o homem ao campo, aumentar a produtividade, promover o turismo rural, proporcionar acesso à informação e conhecimento, possibilitar emissão de nota fiscal eletrônica, desenvolver os municípios em sua totalidade, gerando negócios e fazendo com que o campo seja atraente para diminuir o êxodo rural.

Além de Garibaldi, outros municípios, como Coronel Pilar, Boa Vista do Sul, Poço das Antas e Imigrante já estão atendendo à demanda das comunidades rurais. O projeto conectou cerca de 1600 famílias nos últimos três anos no campo através de fibra óptica. Desse total, 1200 tiveram subsídio por parte de prefeituras e 400 foram conectadas com recursos do próprio produtor rural. Os planos de acesso variam de 50 a 300 Mbit/s e as mensalidades ficam entre R$ 170 e R$ 250.



Mais Notícias RTI



Way e TIM finalizam ativação 4G/LTE em 619 km de rodovias no Mato Grosso do Sul

Projeto envolveu a instalação de 54 torres e equipamentos em 700 MHz.

26/03/2024


Microsoft reúne mais de 3 mil clientes e desenvolvedores em São Paulo para discutir oportunidades da inteligência artificial

O Brasil é o único da América Latina a sediar o Microsoft AI Tour, realizado em vários países.

26/03/2024


Saint-Gobain renova a gestão de data center da América do Sul com Kyndryl

Objetivo é reduzir o consumo de recursos e modernizar operações de TI.

25/03/2024