A Unodata, fornecedora de soluções corporativas de mensageria, colaboração, segurança anti-spam e backup em nuvem, registrou aumento de 40% em sua receita no período de isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19. Usuárias do e-mail tradicional instalado nos computadores, muitas empresas foram obrigadas a mudar o serviço para computação em nuvem para garantir o acesso online aos colaboradores a partir de seus notebooks e dispositivos móveis no home office.

A Unodata é parceira da Zimbra no Brasil e oferece serviços compartilhados de e-mail, contatos, agenda, criação e armazenamento de documentos. É uma alternativa de custo/benefício às tradicionais plataformas de escritório proprietárias”, diz Eder Miranda, diretor da Unodata. Segundo ele, as empresas dependem do e-mail para realizar os negócios e manter a sua operação e, de uma hora para outra, tiveram que adotar o trabalho remoto. Com isso, precisaram disponibilizar os recursos tecnológicos para que os funcionários pudessem realizar as tarefas. Grande parte das empresas somente possui esse serviço instalado em computadores e a migração para a computação em nuvem foi a solução. “Registramos um aumento em torno de 40% no número de usuários neste período", afirma o executivo.

Segundo ele, a Unodata já vinha registrando crescimento nos últimos anos impulsionada pela movimentação das empresas rumo à nuvem e digitalização dos seus processos. “A pandemia veio acelerar essa mudança nas empresas, mesmo que sem planejamento e de modo emergencial. Antes da quarentena a nossa projeção era de crescimento em torno de 15% este ano e agora projetamos 40%. Passamos de 160 para 220 clientes e de 5 mil para 8 mil usuários atendidos. Neste caso o aumento foi de 60%”, revela Miranda. A solução da Zimbra é acompanhada de anti-spam, recursos de autenticação em dois fatores, criptografia e comunicação via protocolo TLS e HTTPS.



Mais Notícias RTI



Ministério das Comunicações defende estratégias para tornar Brasil principal hub de infraestrutura digital da América Latina

Entre as sugestões, inclusão de retrofit de data centers como uma das modalidades do Redata.

23/03/2026


Sales Club Telecom é lançado com foco em transformar o desempenho comercial das empresas do setor

Iniciativa foca em vendas, pós-vendas e previsibilidade em mercado mais competitivo.

23/03/2026


Eficiência energética como estratégia para data centers

O novo diferencial competitivo dos data centers.

24/03/2026