A Unodata, fornecedora de soluções corporativas de mensageria, colaboração, segurança anti-spam e backup em nuvem, registrou aumento de 40% em sua receita no período de isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19. Usuárias do e-mail tradicional instalado nos computadores, muitas empresas foram obrigadas a mudar o serviço para computação em nuvem para garantir o acesso online aos colaboradores a partir de seus notebooks e dispositivos móveis no home office.

A Unodata é parceira da Zimbra no Brasil e oferece serviços compartilhados de e-mail, contatos, agenda, criação e armazenamento de documentos. É uma alternativa de custo/benefício às tradicionais plataformas de escritório proprietárias”, diz Eder Miranda, diretor da Unodata. Segundo ele, as empresas dependem do e-mail para realizar os negócios e manter a sua operação e, de uma hora para outra, tiveram que adotar o trabalho remoto. Com isso, precisaram disponibilizar os recursos tecnológicos para que os funcionários pudessem realizar as tarefas. Grande parte das empresas somente possui esse serviço instalado em computadores e a migração para a computação em nuvem foi a solução. “Registramos um aumento em torno de 40% no número de usuários neste período", afirma o executivo.

Segundo ele, a Unodata já vinha registrando crescimento nos últimos anos impulsionada pela movimentação das empresas rumo à nuvem e digitalização dos seus processos. “A pandemia veio acelerar essa mudança nas empresas, mesmo que sem planejamento e de modo emergencial. Antes da quarentena a nossa projeção era de crescimento em torno de 15% este ano e agora projetamos 40%. Passamos de 160 para 220 clientes e de 5 mil para 8 mil usuários atendidos. Neste caso o aumento foi de 60%”, revela Miranda. A solução da Zimbra é acompanhada de anti-spam, recursos de autenticação em dois fatores, criptografia e comunicação via protocolo TLS e HTTPS.



Mais Notícias RTI



FGV estima 12,5 mil empregos por data center de IA de 100 MW

Estudo aponta impacto econômico da infraestrutura digital e reforça desafios de energia e regulação.

10/08/2026


OMNIA amplia programa de capacitação para data center no Pecém

Segunda edição do Desenvolve+ oferece 350 vagas para formar mão de obra para infraestrutura digital.

10/08/2026


IA pode provocar nova escassez global de fibra óptica, alerta especialista

Crescimento acelerado dos data centers pressiona cadeia de suprimentos e pode elevar preços e prazos de entrega.

10/08/2026