A Nippontec, provedor de serviços que atua há mais de 10 anos em oito municípios do Maranhão e Piauí, apostou na tecnologia de rede óptica PON da Furukawa. A empresa cobre uma área extensa, com distância média de 85 quilômetros entre as cidades atendidas. “Começamos em 2009 e, já naquela época, percebemos que o mercado iria mudar”, conta o diretor de tecnologia Ulisses Coelho.

Com sede na cidade de Balsas, MA, o provedor inaugurou o primeiro trecho de sua rede óptica até Riachão, a 62 quilômetros de distância, em 2014. “De lá para cá, fomos lançando mais fibra e ampliando a rede, que hoje chega até Urussuí, no Piauí, atendendo tanto usuários residenciais como empresas”, diz Coelho. Segundo ele, o backbone da rede, atualmente, tem mais de 600 quilômetros. E a intenção é continuar expandindo a atuação para estados vizinhos. “Estamos usando rádio para chegar ao interior do estado e, na cidade, vamos lançar fibra óptica para levar Internet até os usuários”, explica. Além dos cabos ópticos, caixas de assinante e acessórios, a Nippontec utiliza também equipamentos OLTs e ONUs da Furukawa.



Mais Notícias RTI



Scala Data Centers obtém aprovação do plano diretor do Campus Tamboré

Parceria com a Prefeitura de Barueri marca nova fase de expansão com foco em infraestrutura urbana, sustentabilidade e inclusão digital.

04/11/2025


Nutanix lança no Brasil soluções para “fábricas de IA” com foco em soberania de dados

Novos recursos integram governança, liberdade de escolha e parceria com a NVIDIA para acelerar a adoção de IA corporativa.

04/11/2025


Anatel lança white paper sobre o papel estratégico dos data centers no ecossistema digital brasileiro

Documento sistematiza estudos e debates conduzidos pelo conselheiro Alexandre Freire.

04/11/2025