A Lightera, empresa que integra as operações globais de fibra óptica do Grupo Furukawa Electric Co., e a Immer Messen, startup brasileira especializada em soluções avançadas de sensoriamento distribuído por fibra óptica (DFOS), iniciaram uma parceria estratégica para explorar oportunidades em projetos de sensoriamento, com foco no setor de transmissão de energia. A colaboração combina a tecnologia de sensoriamento acústico distribuído (Distributed Acoustic Sensing – DAS), da Immer Messen, com a expertise da Lightera em fibras ópticas especiais e integração de sistemas.
A arquitetura proposta transforma a fibra óptica instalada ao longo das linhas de transmissão em um sensor contínuo, capaz de captar variações acústicas e vibrações ao longo de dezenas de quilômetros. As informações são analisadas em tempo real, com geração automática de alertas.
O objetivo é oferecer uma solução completa de monitoramento de linhas de transmissão, ampliando a segurança e a eficiência operacional das concessionárias de energia.
“Há uma demanda clara para detectar, prever e localizar eventos que afetam a disponibilidade e a confiabilidade da rede. São exemplos as falhas estruturais, incêndios, furtos, vandalismo e vendavais. Esses fatores elevam os custos operacionais, especialmente em inspeções em locais remotos e na identificação da causa raiz dos problemas. Também podem gerar penalidades regulatórias e perda de receitas associadas às linhas de transmissão”, explica Sergio Scarpin, diretor da Lightera.
Nesse contexto, a Lightera reúne competências como desenvolvimento de fibras ópticas especiais nos Estados Unidos, pesquisa em fiber sensing no Japão e integração de sistemas no Brasil por meio do EyON, plataforma que combina IoT, sensores e software de monitoramento. A companhia também possui portfólio consolidado para o setor elétrico, com soluções como cabos OPGW - Optical Ground Wire e OPDC - Optical Distribution Cable.
A Immer Messen contribui com conhecimento em aquisição e processamento avançado de sinais, além do desenvolvimento de algoritmos de inteligência artificial capazes de classificar e geolocalizar eventos em tempo real com alto grau de customização.
As empresas concluíram recentemente testes com a tecnologia DAS aplicada ao monitoramento de linhas de transmissão de energia. Os ensaios foram realizados em janeiro de 2026, em uma linha de transmissão de 500 kV pertencente a uma das maiores empresas do setor no Brasil.
“Os resultados foram altamente promissores, comprovando a capacidade do interrogador desenvolvido no Brasil de captar sinais em distâncias superiores a 80 km, com elevada robustez e qualidade de dados”, afirma Guilherme Weber, CEO da Immer Messen. Segundo ele, a validação em campo abre caminho para o desenvolvimento de sistemas de alerta voltados à mitigação de eventos que podem interromper o serviço de transmissão, como incêndios, vandalismo, presença de animais silvestres nas estruturas, descargas elétricas, entre outros.
Resultados preliminares também indicaram que a fibra óptica especial DataSens pode ampliar ainda mais o potencial de detecção de eventos, seja destacando ocorrências de baixa intensidade em pontos críticos da infraestrutura, seja ampliando a distância monitorada para além de 100 km com o mesmo interrogador.
Mais Notícias RTI
Caso seja aprovado pela Câmara e sancionado, o novo marco para compartilhamento entrará em vigor 180 dias após a publicação da lei.
13/04/2026
3428 prestadores enviaram dados sobre 4525 contratos, abrangendo 70,2% dos acessos.
13/04/2026
Plataforma pode ser adquirida por qualquer provedor, seja ele cliente ou não da NXTV.
13/04/2026