Seguem abertas as inscrições para cursos online sobre plásticos e processos produtivos que serão realizados em maio e junho de 2026 pela Escola LF (São Paulo, SP). Os cursos serão transmitidos ao vivo.
De 6 a 27 de maio acontece o curso “Materiais plásticos”, das 19h às 22h. Serão abordados temas como a classificação de polímeros termoplásticos e termofixos, as propriedades dos materiais, uma introdução aos ensaios mecânicos e térmicos, assim como as aplicações dos plásticos e suas siglas.
Entre os dias 09 e 30 de junho será realizado o curso “Extrusão de filmes” das 19h às 22h. Nas aulas serão abordados tópicos referentes aos principais materiais plásticos utilizados na extrusão de filmes, siglas de uso comercial, propriedades dos polímeros como, por exemplo, resistência química e resistência ao impacto. Os alunos também obterão informações sobre pigmentos aplicados às resinas virgens e recicladas, além de problemas e soluções para processos produtivos.
E de 9 a 23 de junho acontece das 19h às 22h o curso “Extrusão de granulação”, no qual serão ministradas aulas sobre o sistema de plastificação, que abrangerá temas como “para que servem e como funcionam os elementos”, “a influência da geometria das roscas (taxa de compressão e relação L/D)” e “problemas relacionados à escolha inadequada: roscas apresentando desgaste e problemas pertinentes”. A identificação de problemas que ocorrem no processo de granulação e a qualidade dos grãos provenientes das sucatas também serão assuntos tratados nas aulas.
Nesta página da Escola LF estão disponíveis mais informações.
Confira a agenda de cursos e feiras do setor de plásticos na seção “Eventos” do nosso portal.
Imagem: Divulgação.
__________________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
___________________________________________________________________________________
Leia também artigos técnicos no nosso portal:
Desafios da atribuição dos créditos de carbono no processamento de resinas recicladas
Estudo da viabilidade do uso de plásticos biodegradáveis e de base biológica na área da saúde
Mais Notícias RTI
Um módulo sensor instalado em granuladores da Hellweg monitora o desgaste de lâminas e rolamentos na moagem de plásticos, permitindo programar paradas técnicas e estender os intervalos de manutenção.
13/10/2026
Será realizado em novembro um encontro promovido pela ABRE com apresentações sobre economia e marcos regulatórios do setor de embalagens.
13/10/2026
A adoção de recursos como setup rápido e simulação de processo reduz o tempo ocioso e eleva a capacidade produtiva das ferramentarias brasileiras para enfrentar o avanço dos moldes chineses no mercado.
13/10/2026