A frota da Ghelere Transportes, empresa de transportes há 40 anos, ficou mais segura com as soluções tecnológicas da Intelbras. A parceria foi firmada em 2019 e até agora, quase 200 caminhões da frota já contam com a proteção da solução DVR veicular.

A Ghelere Transportes, que possui sede em Cascavel, PR, e conta com filiais espalhadas por São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais e Rio de Janeiro, procurou a Intelbras pois precisava de uma solução tecnológica para deixar sua frota mais segura. “Iniciamos a implementação da solução pela filial, já que ela possuía maior número de sinistros e, em poucos meses, esses números já haviam diminuído exponencialmente”, conta Eduardo Ghelere, Gestor de Frota na Ghelere Transportadora. “O comportamento dos motoristas também mudou, eles se sentem mais seguros, evitam o uso do celular e não dão mais caronas”, completa.

Além de incrementar a segurança da frota, os DVRs aceleram a tomada de decisões em situações críticas. Um exemplo recente foi quando um dos motoristas passou mal durante uma viagem e dirigiu-se rapidamente ao acostamento. Foi possível identificar o problema em questão de segundos através da solução DVR e enviar ajuda rapidamente. “A solução ajudou a diminuir o tempo na identificação do problema e nos permite agir com maior rapidez. Outra surpresa positiva foi o fato de agora podermos corrigir boletins de ocorrência que estavam errados, comprovando a inocência da empresa, graças ao monitoramento da solução”, complementa Ghelere.

De acordo com o último estudo realizado pela Confederação Nacional dos Transportes sobre Acidentes Rodoviários com Caminhões, ocorreram, em 2018, 2631 acidentes com vítimas envolvendo caminhões, e esses veículos estão presentes em 23,4% das ocorrências nas vias federais brasileiras. “O sistema de monitoramento é necessário para manter a segurança, tanto do motorista do caminhão quanto dos demais condutores na pista”, complementa Duarte.

O DVR veicular, integrado a uma câmera, permite monitorar em tempo real em que situação se encontram os veículos, os passageiros (se houver) e os motoristas, desde a saída até o retorno. Por isso, tem sido uma das saídas encontradas por gestores de frota em busca de mais proteção contra furtos de cargas, sequestros, vandalismos e acidentes de trânsito e, também, porque ajuda a acompanhar o desempenho e o comportamento do motorista quando está dirigindo a trabalho, as condições dos passageiros ou da carga e ainda das estradas que estão em sua rota.

A Ghelere Transportes pretende implementar a solução em todos os caminhões da frota e também incorporar mais recursos, com a instalação de câmeras, sensores de inércia e expandir para a soluções de detecção de fadiga e uso do celular.



Mais Notícias RTI



Com R$ 250 mil investidos, UFCA lançou PTT-Cariri

Projeto busca melhorar conexão de Internet do Cariri cearense e da própria instituição.

15/04/2024


TRE-PI moderniza infraestrutura de TI com data center contêiner

Órgão público investe também na arquitetura de dados hiperconvergente.

15/04/2024


Começa processo de ativação da infovia que conecta Belém a Macapá com fibra óptica

Plataforma levou 19 dias para instalar o cabeamento pelo leito de rios amazônicos, menos do que o previsto.

15/04/2024