Com o aumento do consumo de equipamentos eletrônicos, pressões ambientais e entrada em vigor da LGDP – Lei Geral de Proteção de Dados, fabricantes e empresas devem realizar a correta destinação dos resíduos gerados. Uma boa solução é recorrer a operadores especializados em logística e manufatura reversa, que promovem a coleta do lixo eletrônico, a reciclagem de materiais e sua reinserção na cadeia produtiva, com a segurança da descaracterização da marca e destruição de dados.

É o caso da Reciclo Inteligência Ambiental, de São Paulo, no mercado desde 2004, originalmente com o nome de Reciclo Metais. “Realizamos a gestão completa do descarte de equipamentos eletroeletrônicos, automação e robótica, incluindo transporte, manufatura reversa, recondicionamento, reúso, reciclagem e destinação de resíduos com ênfase na logística reversa e compliance ambiental”, define Alcir Pereira, diretor técnico-comercial do Grupo Reciclo.

A empresa atende fabricantes e importadores de equipamentos eletrônicos e telecomunicações, além de grandes usuários de tecnologia, como bancos, montadoras, hospitais e indústrias em geral.

As atividades são realizadas por meio de três áreas de negócios: Reciclo Soluções, Reciclo Metais e R3USE Tecnologia. A Reciclo Soluções é especializada na prestação de serviços e consultoria a empresas. Agrega valor estratégico às operações de descarte de resíduos e garante a segurança da informação e rastreabilidade do processo de gestão, desde a manufatura reversa (desmontagem) até a destinação/disposição final dos resíduos. Fornece laudos fotográficos do processo de descaracterização dos produtos e proteção à marca do fabricante/usuário, além de relatórios de balanço de massa e rastreabilidade.

“O cliente pode acessar de qualquer lugar os dados do processo de descarte em um portal online”, diz o diretor. A Reciclo oferece soluções para a destruição (física ou digital) de dados contidos em qualquer tipo de mídia (dispositivo de armazenamento) seguindo normas internacionais, além da ABNT NBR 16.156/2013 - Requisitos para atividade de manufatura reversa de equipamentos eletroeletrônicos.

Já a Reciclo Metais atua com a comercialização de commodities originadas a partir do processo de manufatura reversa e descarte de resíduos eletrônicos reinserindo matéria prima na fabricação de novos produtos. E a R3USE Tecnologia é especializada na recuperação de ativos de tecnologia e venda de produtos recondicionados com preços mais acessíveis.

A Reciclo atua em todo o território nacional por meio de uma frota de veículos própria no Sudeste e apoio de parceiros em outras regiões.



Mais Notícias RTI



Intelbras anuncia aquisição da catarinense Khomp

Empresa está investindo R$ 460 milhões para acelerar expansão nos próximos 18 meses.

12/04/2021


Link Cariri quer formar times de mulheres para instalação de fibra em campo

Serviços incluem suporte técnico e fusão de fibra.

12/04/2021


Lumiun desenvolve filtro de DNS para provedor em modelo SVA

Provedor pode oferecer ao assinante controle de acesso à Internet com benefícios fiscais.

12/04/2021