A Cummins anunciou a participação em um projeto que adota HVO - Hydrotreated Vegetable Oil em um data center hyperscale. A iniciativa marca a primeira referência estruturada de uso do combustível em grupos geradores da marca.

Conduzido pela DCB - Distribuidora Cummins Brasil, responsável pelo relacionamento com o cliente, suporte técnico e acompanhamento da operação, a iniciativa envolve um centro de dados hyperscale de 60 MW, equipado com 20 grupos geradores Cummins modelo C3000D6E, com potência de 3 MW cada, que passarão a operar com HVO ainda neste primeiro trimestre em substituição ao diesel convencional. A aplicação é destinada ao regime standby, típico de data centers, garantindo fornecimento seguro de energia em situações de contingência da rede elétrica.

O HVO é um combustível renovável já utilizado globalmente e aprovado pela Cummins para aplicação em seus motores e grupos geradores a diesel, sem necessidade de modificações, calibrações ou mudanças nos planos de manutenção.

Para Thiago Martinelli, gerente de Power Systems da DCB, a adoção do HVO ocorre no momento em que o mercado brasileiro de data centers atravessa um ciclo acelerado de expansão, impulsionado pelo crescimento da IA – Inteligência Artificial e serviços digitais críticos, como armazenamento e troca de dados. “O uso do HVO nos grupos geradores não altera as rotinas de operação e manutenção. Acompanharemos o projeto por meio de nossa estrutura padrão de atendimento 24/7, com monitoramento técnico e suporte operacional ao cliente, assegurando a estabilidade da operação ao longo do processo”, finaliza.



Mais Notícias RTI



Empresas envolvidas na construção do data center do Tik Tok em Caucaia, CE, iniciam contratações

Portal Capacita Data Center, disponibilizado pela prefeitura, reúne vagas de emprego.

22/04/2026


Equinix inaugura data center SP6 em São Paulo e amplia capacidade para IA

Unidade de US$ 114 mlhões reforça hub digital e foco em alta densidade.

22/04/2026


Data Center World Brasil estreia em 2026 no São Paulo Expo

Evento ocorre com Futurecom e reúne cadeia de infraestrutura digital.

22/04/2026