A N-Multifibra, provedora de Internet com sede em Cotia, SP, modernizou sua infraestrutura com a implantação de um novo ambiente de data center, em projeto desenvolvido pela integradora GP Cabling. O investimento faz parte da estratégia da empresa para ampliar sua atuação e atender novos segmentos, incluindo operadores de data centers.

A companhia vem expandindo sua base de clientes residenciais em municípios como Itapevi, Vargem Grande Paulista, Santana de Parnaíba e Jandira, na Grande São Paulo. A decisão de estruturar um data center próprio foi motivada pela necessidade de suportar o crescimento da rede e viabilizar a oferta de serviços a clientes corporativos e ambientes críticos.

“O projeto de data center foi um estudo que fizemos visando expandir nossas atividades comerciais. A GP Cabling forneceu os equipamentos e o suporte técnico necessários para implementar a nova infraestrutura”, afirmou Antonio Carlos Pereira, CEO da N-Multifibra.

O projeto incluiu o fornecimento de racks, sistemas de climatização in-row, UPS, retificadores e unidades de distribuição de energia (PDU), além de sistema de confinamento para otimização térmica. A infraestrutura foi dimensionada para operação contínua, com redundância e disponibilidade permanente.

Segundo Raphael Carvalho, gerente de projetos de energia da GP Cabling, o principal requisito foi garantir a operação ininterrupta do ambiente. “Desenvolvemos o projeto para manter o data center em operação 24x7, com redundância total”, afirmou.

A execução foi realizada sem interrupção dos sistemas existentes, o que exigiu planejamento para manter o ambiente ativo durante as intervenções. O cronograma inicial previa três meses, mas foi ajustado devido a intervenções estruturais no local.

A nova estrutura amplia a capacidade operacional da N-Multifibra e abre caminho para a oferta de serviços voltados ao mercado de data centers e aplicações corporativas. A iniciativa também reforça o movimento de provedores regionais que investem em infraestrutura própria para atender demandas de conectividade e processamento em nível local.



Mais Notícias RTI



Black Box amplia presença na América Latina com aquisição da brasileira 2S Inovações Tecnológicas

Companhia combinará sua presença global com a expertise local da integradora brasileira.

23/02/2026


Brasil TecPar anuncia aquisição da Ligga Telecomunicações

Aquisição adiciona 344 mil clientes, 45 mil quilômetros de rede e presença em todos os 399 municípios do Paraná.

23/02/2026


Legrand adquire participação majoritária na green4T e amplia atuação em data centers na América Latina

Aquisição reforça estratégia da empresa em soluções integradas para ambientes críticos e digitais.

24/02/2026