Construir uma cultura interna orientada para dados, com foco em governança e inovação. É com este objetivo que a Alloha Fibra implementou o projeto Data Labs, iniciativa que auxilia a identificar tendências, prever o comportamento do consumidor, aumentar a produtividade e reduzir riscos.
Para ter informações assertivas, o Data Labs utiliza o conceito Data Driven, um modelo de trabalho no qual a empresa fundamenta decisões com base em análise e interpretação de dados concretos e mensuráveis.
Por ser desenvolvida integralmente com recursos internos da companhia, a iniciativa dispensa a necessidade de outsourcing. O projeto permite que às áreas de negócio tenham maior autonomia para trabalhar diretamente com dados.
Com a implementação da ferramenta, a Alloha estima ter obtido um ganho de produtividade de até 30%. A iniciativa também possibilitou que as áreas redirecionassem seus recursos para insights estratégicos, acarretando um total de cerca de 800 horas mensais de trabalho economizadas.
“O Data Labs é um projeto relevante em nossa jornada de transformação digital. Acreditamos que o uso estratégico de dados por nossos colaboradores otimizará processos e promoverá inovação e agilidade dentro da companhia”, afirma Marcelo Galvão, vice-presidente de TI da Alloha.
Desde janeiro de 2025, a Alloha já capacitou 633 colaboradores que realizam treinamentos sobre o como fazer uso do ambiente e ferramentas de dados da empresa. Atualmente, cinco áreas da companhia e um total de 57 pessoas utilizam o Data Labs, todos participantes ativos da comunidade de dados da Alloha, que já conta com um total de 471 profissionais ativos.
Com a implementação do Data Labs, a Alloha planeja expandir o uso de dados em todas as áreas de negócios, garantindo que a infraestrutura da empresa seja capaz de suportar o crescimento contínuo do projeto a longo prazo.
Mais Notícias RTI
A I-Systems atua no setor de rede neutra de fibra óptica no mercado brasileiro.
12/02/2026
Presidente da Frente destaca importância de incentivar a instalação de data centers no Brasil.
12/02/2026
A iniciativa abrange inicialmente os mercados do Brasil e da América Latina.
12/02/2026