A Coopercompany, cooperativa brasileira do ramo de infraestrutura com foco em telecom, tecnologia e energia, lançou o Energiacooper, plataforma que facilita o acesso dos cooperados a fontes renováveis por meio de um modelo integrado de gestão, créditos e faturamento. Os principais objetivos da solução são reduzir despesas, simplificar processos e fortalecer o ecossistema de infraestrutura desenvolvido pela cooperativa.
Com a iniciativa, a unidade consumidora de cada cooperado passa a ser administrada diretamente pela Coopercompany, que centraliza a gestão dos créditos de energia e unifica a cobrança. O formato permite uma economia de até 24% no valor do kWh, sem necessidade de investimento inicial.
“Nesta primeira fase, o projeto será abastecido por usinas solares, com previsão de incorporar energia eólica na etapa seguinte. A experiência também será unificada, uma vez que todo o consumo passa a constar em apenas uma fatura, ampliando a clareza e o controle dos gastos”, afirma Igor Sigiani, diretor-presidente da Coopercompany.
A iniciativa integra um projeto da Coopercompany de ampliar sua atuação como cooperativa de plataforma em infraestrutura, apoiando atividades produtivas em diferentes regiões. O período de ajustes segue até março de 2026, com melhorias baseadas no feedback dos cooperados e em intercooperação com a Coopervass, de Minas Gerais. O Energiacooper também contará com parcerias estratégicas, entre elas a Evolua, empresa criada pela Andrade Gutierrez, BMPI Infra e GreenYellow.
“Quando unimos telecom, tecnologia e energia, criamos um ciclo virtuoso de desenvolvimento. Estamos confiantes de que essa solução contribuirá para transformar o dia a dia dos nossos membros e fortalecer o setor como um todo”, finaliza Sigiani.
Mais Notícias RTI
A I-Systems atua no setor de rede neutra de fibra óptica no mercado brasileiro.
12/02/2026
Presidente da Frente destaca importância de incentivar a instalação de data centers no Brasil.
12/02/2026
A iniciativa abrange inicialmente os mercados do Brasil e da América Latina.
12/02/2026