A Etice - Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará definiu 2026 como o ano da IA - Inteligência Artificial no âmbito da administração pública estadual, com a oferta de um conjunto estruturado de soluções digitais que deverão ser disponibilizadas aos órgãos do Governo do Ceará ao longo do ano. A estratégia integra o Plano de Negócios 2026-2030 e tem como objetivo ampliar o uso de IA em áreas como gestão pública, segurança, saúde, educação e planejamento.

Segundo a Etice, a adoção da inteligência artificial é vista como um vetor para ganhos de produtividade, redução de custos operacionais e criação de novos modelos de prestação de serviços digitais. A companhia compara o impacto esperado da IA ao que o Cinturão Digital do Ceará representou para a conectividade do estado, ao estruturar uma base tecnológica capaz de sustentar novas aplicações e serviços.

Como etapa inicial, a empresa vem aplicando IA em processos internos e na modernização de sua infraestrutura de data center, em parceria com a Secretaria do Planejamento e Gestão. A proposta é transformar o ambiente atual em um núcleo estratégico de serviços digitais, combinando nuvem privada e processamento em nuvem dedicado às demandas governamentais, com foco em segurança, escalabilidade e desempenho.

Atualmente, a Etice já oferece serviços de hospedagem e armazenamento de dados em nuvem para diversos órgãos estaduais, incluindo integração com grandes provedores globais. Com a nova abordagem, a empresa pretende ampliar a capacidade de processamento interno de dados sensíveis, como aqueles gerados pelas áreas de Fazenda, Segurança Pública e Saúde, reforçando a soberania digital e a proteção das informações do governo.

No centro da estratégia está a criação do Portfólio Estadual de Inteligência Artificial, que funcionará como um catálogo oficial de serviços de IA a serem ofertados a partir de 2026. O portfólio deverá incluir agentes conversacionais, ferramentas de análise avançada de dados, modelos preditivos, soluções de IA generativa e automação inteligente, todas hospedadas na nova infraestrutura tecnológica da Etice.



Mais Notícias RTI



Tecto anuncia investimento de R$ 200 milhões em novo data center em Porto Alegre

Centro de dados será conectado ao cabo submarino da V.tal.

26/01/2026


Soluções contra DDoS estimulam crescimento recorde da NSFOCUS no Brasil e América Latina

Brasil, Chile, Colômbia e Peru despontam em maturidade cibernética.

26/01/2026


Paraná antecipa tendências e lança curso técnico de Inteligência Artificial na rede pública

Curso técnico em Inteligência Artificial e Dados estará disponível para 2 mil estudantes do Ensino Médio da rede estadual.

26/01/2026