O Grupo Mateus implementou uma infraestrutura de rede Wi-Fi inteligente e analítica. A iniciativa, que começou na loja matriz, o Cohama, em São Luís, MA, já está presente em 18 unidades e deverá estar em todas as novas lojas inauguradas pela rede.

Implementado pela Seal Sistemas, integradora de tecnologias para a cadeia de suprimentos, o projeto combina a conectividade dos pontos de acesso da Extreme Networks, o portal analítico da Beonic e recursos de geolocalização. A estrutura viabiliza a coleta e o uso estratégico de dados sobre a preferência dos consumidores que visitam a loja física, mediante autorização prévia dos clientes, e também cria zonas inteligentes, direcionando mensagens, vídeos e campanhas de acordo com a movimentação dos consumidores.

A obtenção dos dados de cada visitante e a oferta de promoções e cupons personalizados em tempo real acontece por meio da integração com o aplicativo Mateus Mais. Lançado inicialmente como plataforma de e-commerce, o app posteriormente se tornou o elemento central de uma estratégia diferenciada de relacionamento, com o objetivo de oferecer uma experiência de compra unificada para o consumidor.

O objetivo é entregar a mesma qualidade no atendimento tanto para quem visita uma das mais de 270 lojas do Grupo Mateus distribuídas pelo Norte e Nordeste quanto para quem faz compras online. Isso foi possível a partir de uma arquitetura tecnológica integrada, capaz de unir infraestrutura de rede, inteligência de dados e engajamento digital.

“Percebemos que muitos clientes já se conectavam ao Wi-Fi das lojas, mas esse contato ainda não conversava com o nosso app. Esse desafio nos fez expandir as possibilidades do aplicativo como ponto de conexão com o consumidor, que passou a usufruir de uma experiência real de engajamento, relacionamento e personalização dentro das nossas lojas”, diz Eduardo Franklin de Sousa Castro, coordenador de marketing do Mateus Mais.

A integração entre os ambientes físico e digital, possibilitada por uma infraestrutura avançada de rede sem fio e pelo app Mateus Mais, permitiu centralizar o uso de dados de forma segura. Isso foi fundamental para colocar em prática o uso efetivo dos dados comportamentais dos clientes, expandindo o potencial de campanhas segmentadas e de ações de trade marketing trabalhadas pelo grupo varejista junto a marcas parceiras.

Ao se conectar ao Wi-Fi de uma loja do Grupo Mateus já equipada com a nova tecnologia (mediante login e consentimento no primeiro acesso), o cliente é identificado e passa a receber ofertas e comunicações personalizadas em seu smartphone. O sistema associa hábitos de consumo e frequência, possibilitando promoções em tempo real envolvendo produtos ou categorias de interesse de cada consumidor.

“O valor desse projeto está em combinar uma infraestrutura de rede robusta com inteligência analítica e marketing digital. Essa sinergia entre tecnologia e experiência do consumidor é o que diferencia os varejistas que melhor aplicam recursos de ominicalidade, com o apoio da tecnologia”, afirma Ruy Castro, vice-presidente de Vendas da Seal Sistemas e head da unidade Seal Networks. “O Wi-Fi analítico se tornou um ativo estratégico para o negócio, com potencial para aumentar o tíquete médio e gerar novas oportunidades de monetização”, finaliza o executivo.



Mais Notícias RTI



Tecto anuncia investimento de R$ 200 milhões em novo data center em Porto Alegre

Centro de dados será conectado ao cabo submarino da V.tal.

26/01/2026


Soluções contra DDoS estimulam crescimento recorde da NSFOCUS no Brasil e América Latina

Brasil, Chile, Colômbia e Peru despontam em maturidade cibernética.

26/01/2026


Ceará aposta em inteligência artificial para modernizar serviços públicos em 2026

Iniciativa da Etice prevê portfólio estadual de soluções de IA e reforço da infraestrutura de data centers do governo.

26/01/2026