O DCD - DatacenterDynamics, o capítulo latino-americano da Fiber Broadband Association (FBA Latam) e a Abrint anunciaram a formação de uma aliança estratégica voltada ao fortalecimento do ecossistema digital no Brasil e na América Latina. A iniciativa busca aproximar os segmentos de fibra óptica, provedores regionais de Internet, telecomunicações e data centers, considerados complementares para a expansão sustentável da infraestrutura digital na região.
Segundo as entidades, a parceria parte do entendimento de que o crescimento dos data centers está diretamente associado à evolução das redes de conectividade e de fibra óptica. A cooperação pretende criar sinergias entre as comunidades representadas pelas três organizações, promovendo maior integração entre os diferentes elos da cadeia digital.
Um dos eixos centrais da aliança é a participação cruzada na agenda de eventos promovidos por DCD, FBA Latam e Abrint ao longo de 2026, mantendo a independência e a governança de cada iniciativa. Estão previstas ainda ações conjuntas em produção de conteúdo, comunicação e programas de educação e capacitação técnica.
Na avaliação das entidades, a aproximação entre redes de fibra, provedores de acesso e data centers tende a favorecer o intercâmbio de conhecimento e a construção de uma visão mais coordenada para o desenvolvimento da infraestrutura digital latino-americana. A proposta é conectar atores que atuam tanto na base física da conectividade quanto nas camadas de processamento e armazenamento de dados.
A aliança também é apresentada como um passo relevante para enfrentar os desafios associados à transformação digital, à adoção de novas tecnologias e ao crescimento econômico da região. Para as organizações, a integração entre conectividade e data centers é condição essencial para ampliar a resiliência e a eficiência do ecossistema digital.
Mais Notícias RTI
Projetos ambientais em regiões remotas também são impulsionados com a tecnologia.
09/03/2026
Clientes da Links Field agora podem escolher entre coberturas Vivo e Claro para maior flexibilidade e alcance.
09/03/2026
Evento online será realizado no dia 12 de março.
10/03/2026