A TIM anunciou a conclusão da primeira etapa do projeto de implantação do 5G em 16 estações do metrô de São Paulo, ampliando a conectividade de alta velocidade no transporte público para cerca de 2,7 milhões de pessoas que circulam diariamente pelas linhas. Iniciado em agosto de 2025, o projeto contemplou estações das Linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha, que agora contam com sinal estável mesmo em áreas subterrâneas.

Toda a extensão das três linhas, cerca de 33 quilômetros, considerando também os túneis, contará com sinal de Internet constante para os clientes da operadora. “A ampliação da cobertura 5G no Metrô de São Paulo melhora diretamente a experiência de quem depende do transporte público todos os dias, garantindo mais qualidade, estabilidade e velocidade no acesso à Internet. A nova infraestrutura permite que milhões de passageiros naveguem, trabalhem e se comuniquem com mais segurança e eficiência ao longo de todo o trajeto”, afirma Homero Salum, diretor de engenharia da TIM Brasil.

A infraestrutura foi implantada pela Winfra, empresa controlada pela Winity, plataforma de infraestrutura wireless do Fundo IV de Infraestrutura do Patria Investimentos, responsável pela concessão de uso e exploração comercial do sistema de telecomunicações do Metrô. A concessão inclui a instalação, operação e manutenção da infraestrutura nas linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha, com a melhoria da cobertura de 4G e 5G nos trens e estações.

O contrato com a Winfra prevê a expansão da infraestrutura para outras estações até o final de 2026.



Mais Notícias RTI



Data centers devem receber US$ 3 trilhões em investimentos e Brasil desponta na América Latina

Ministério das Comunicações trabalha em Política Nacional para impulsionar país como referência mundial em data centers.

19/01/2026


Antidumping sobre fibra óptica preocupa setor de telecomunicações

Entidades alertam para alta de até 50% nos preços dos cabos e risco à expansão da banda larga.

19/01/2026


DCD, FBA Latam e Abrint formam aliança para integrar conectividade e data centers

Parceria prevê ações conjuntas em eventos, conteúdo e capacitação ao longo de 2026.

19/01/2026