A RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa está em busca de pesquisadores que possam contribuir com ideias e soluções inovadoras para um dos grandes desafios da ciência atual: a movimentação rápida e eficiente de grandes volumes de dados. Para isso, a instituição lançou uma chamada pública para preparar a próxima geração de redes de alto desempenho no Brasil e fortalecer a Rede de e-Ciência. O grupo selecionado receberá R$ 132 mil para a execução do projeto ao longo de 12 meses.
A iniciativa faz parte do projeto de PD&I - Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação “Rede de Pesquisa para Movimentação de Dados com ICTs” (Repesq), desenvolvido no âmbito do termo de cooperação entre a RNP e a Petrobras. O intuito é mapear desafios técnicos, identificar soluções e apontar caminhos para viabilizar a transferência confiável e eficiente de volumes massivos de dados científicos em velocidades de até 400 Gbit/s. Com isso, será possível ampliar as potencialidades da e-Ciência, uma rede destinada a instituições de ensino e pesquisa que demandam capacidades avançadas de processamento, análise, transmissão e armazenamento de grandes volumes de dados.
A chamada é destinada a pesquisadores vinculados a instituições de ensino e pesquisa, públicas ou privadas, que tenham bons conhecimentos na área de redes de alto desempenho e experiência em transferência de grandes volumes de dados. A proposta selecionada deverá ser executada por um GT - Grupo de Trabalho coordenado por um pesquisador principal, com até três colaboradores, que podem ser estudantes de graduação, mestrado ou doutorado, além de pesquisadores e professores.
O resultado da seleção será divulgado a partir de 20 de fevereiro de 2026, com início previsto para 1º de abril. Ao longo dos 12 meses, o grupo realizará experimentos em ambiente de laboratório, usando a infraestrutura disponibilizada pela própria RNP. Ao final, o GT deverá entregar um relatório técnico com recomendações estratégicas que possam orientar o desenvolvimento futuro da infraestrutura nacional de redes avançadas.
As inscrições podem ser feitas até 31 de janeiro de 2026 pelo site: https://jems3.sbc.org.br/pdi-para-e-ciencia. Já o edital completo pode ser visto em: https://www.rnp.br/chamadas-publicas/chamada-publica-de-prospeccao-tecnologica-para-a-rede-de-e-ciencia-pesquisa-e-desenvolvimento-em-transferencia-de-dados-a-400-gbps-projeto-repesq/.
Mais Notícias RTI
Ministério das Comunicações trabalha em Política Nacional para impulsionar país como referência mundial em data centers.
19/01/2026
Entidades alertam para alta de até 50% nos preços dos cabos e risco à expansão da banda larga.
19/01/2026
Parceria prevê ações conjuntas em eventos, conteúdo e capacitação ao longo de 2026.
19/01/2026