A Claro implementou uma ETE – Estação de Tratamento de Esgoto de pequeno porte como solução autônoma para a gestão de seus efluentes na planta da operadora em Pedra de Guaratiba, RJ.
A iniciativa foi adotada devido à necessidade de um tratamento de esgoto eficiente e adequado para a unidade, que se encontra em uma APA - Área de Proteção Ambiental. A estação permite que a Claro trate localmente o esgoto e garanta que o efluente seja devolvido diretamente ao ecossistema da região, como o mangue, em condições de alta qualidade, reforçando as metas de saneamento e uso eficiente da água.
A ETE em Guaratiba opera em período integral com uma volumetria de tratamento médio de 523,5 m³/mês ou 6,282 milhões de litros de água tratada em um ano. A ETE, atualmente, contribui para a remoção de gás carbônico do ecossistema em larga escala: estima-se uma remoção média anual de 51,7 toneladas de CO2 e uma redução de 97,84% na carga orgânica presente no meio.
“Ao assumir o tratamento do esgoto e garantir sua reintegração segura ao ecossistema, reduzimos o impacto ambiental local. Além disso, a eficiência desta ETE serve como um modelo replicável, mostrando que iniciativas de saneamento descentralizado e autônomo trazem benefícios ambientais e liberam recursos importantes para melhorias em outras estruturas, contribuindo para o desenvolvimento e criação de cidades e comunidades cada vez mais sustentáveis”, salienta Hamilton Silva, diretor de infraestrutura da Claro.
Mais Notícias RTI
Ministério das Comunicações trabalha em Política Nacional para impulsionar país como referência mundial em data centers.
19/01/2026
Entidades alertam para alta de até 50% nos preços dos cabos e risco à expansão da banda larga.
19/01/2026
Parceria prevê ações conjuntas em eventos, conteúdo e capacitação ao longo de 2026.
19/01/2026