A ABES - Associação Brasileira das Empresas de Software e a Caixa Econômica Federal formalizaram um acordo para aproximar tecnologia, inovação e financiamento público na construção de cidades mais inteligentes, sustentáveis e preparadas para 2026.

A parceria estabelece que empresas associadas à ABES passam a ter acesso ao Espaço TEIA, hub de inovação da Caixa, reforçando um ambiente de conexão entre setores público e privado. A partir dessa estrutura, ABES e Caixa atuarão de forma integrada para demonstrar tecnologias e soluções inovadoras às prefeituras, aproximar gestores públicos da oferta tecnológica existente no país, fortalecer programas e iniciativas da Caixa voltadas a cidades inteligentes, fomentar o setor de tecnologia, ampliando o acesso de empresas associadas a oportunidades e informações e criar uma agenda contínua de trabalho para 2026, com ações e projetos conjuntos já sendo estruturados.

“O processo é centrado em apresentar o que existe de mais relevante em tecnologia, criando pontes práticas entre oferta e demanda”, resume Jamile Sabatini Marques, diretora de Inovação e Fomento da ABES. “A Caixa possui orçamento previsto para essas iniciativas, e a ABES atuará como força de articulação e fomento, contribuindo com conectividade institucional, mobilização das empresas associadas e aproximação das prefeituras às soluções tecnológicas disponíveis. A lógica é de soma de esforços, ou seja, a Caixa com recursos e programas e a ABES com articulação, inovação e setor produtivo”, completa.

Para Andriei Gutierrez, presidente da ABES, a colaboração acelera a capacidade de transformar ideias em projetos concretos. “Cidades inteligentes não são um conceito futurista, elas já estão em construção agora. Nosso objetivo é conectar especialistas, governo e instituições financeiras para que boas ideias se transformem em iniciativas viáveis e financiáveis. Ao lado da Caixa, a ABES reforça o compromisso de apoiar gestores públicos na construção de cidades mais preparadas para os desafios climáticos, mais eficientes no uso de recursos e mais inclusivas no acesso a serviços digitais”, conclui.



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