A Corning, fabricante de soluções ópticas, está apostando no mercado de data centers para os próximos anos. O motivo é o aumento da demanda por fibra óptica em virtude do uso, cada vez mais frequente, de IA – Inteligência Artificial nessas instalações. Segundo levantamento da companhia, existem 250 projetos em desenvolvimento na América Latina, sendo a maior parte deles localizados no Brasil, México, Argentina e Colômbia.
“Um data center tem um aumento significativo na infraestrutura de fibra óptica quando a IA é incluída no projeto. Na maioria dos casos, a demanda chega a ser dez vezes maior do que a de uma infraestrutura voltada à computação em nuvem”, explica Juliano Covas, gerente regional de data centers da Corning para América Latina e Central.
No primeiro semestre do ano passado, a Corning fechou a sua fábrica de produção de fibra óptica para telecomunicações em Jacarepaguá, RJ. A mudança faz parte do plano da empresa chamado Glassworks IA, cujo foco são os data centers com a tecnologia.
Atualmente, o mercado brasileiro de data centers ocupa a 10ª posição no ranking global. Para fomentar a expansão do setor, o Governo Federal lançou em 2025 o REDATA, cujo objetivo é atrair novos projetos por meio de benefícios tributários, oferecer energia renovável a preços competitivos e infraestrutura de comunicações adequada ao tráfego internacional de dados, especialmente via cabos submarinos.
“Em uma infraestrutura onde, há alguns anos, eram instaladas cerca de 1000 fibras, hoje são colocadas 64 mil. Quanto maior o número de GPUs, ou seja, a capacidade de processamento, mais fibra será demandada”, diz Covas.
Entre os destaques está a fibra óptica Contour, projetada com um diâmetro 40% menor em comparação com as fibras tradicionais. Essa característica proporciona maior flexibilidade para aplicações com alta exigência de curvatura, sendo indicada para ambientes com altíssima densidade de conectividade, como racks compactos, bandejas congestionadas e conectores de última geração.
O portfólio da Corning é produzido em parques fabris no México, Estados Unidos e Europa, e exportado para o Brasil. Recentemente, a companhia inaugurou um showroom com algumas de suas soluções na sede da operação brasileira, em São Paulo. O espaço é voltado para clientes e parceiros.
Mais Notícias RTI
Estrutura terá capacidade para até 2 mil racks.
12/12/2025
Empresa traz expertise em soluções de energia.
12/12/2025
União entre Altarede e K2 Telecom dá origem à Avança Participações, com backbone de 60 mil km e foco em expansão de serviços digitais no Sudeste.
12/12/2025