A Lightera, marca que integra as operações globais de cabos de fibra óptica do grupo Furukawa Electric Co, anunciou nova planta de produção em Mexicali, México, fortalecendo assim sua capacidade de manufatura de cabos ópticos e seu papel como fornecedor para os setores de telecomunicações e data centers no México e América do Norte. Esta inauguração representa a segunda etapa de desenvolvimento da planta do México e responde ao acelerado crescimento do mercado digital, impulsionado pela expansão das operações para a América Latina.

A primeira etapa da planta, inaugurada em 2017, se concentrou na conectorização de cabos. Com esta nova expansão, a Lightera consolida sua presença industrial com uma linha dedicada especificamente à produção de cabos ópticos. A planta, que atualmente gera cerca de 400 empregos diretos, conta agora com tecnologia capaz de fabricar cabos multitubos de até 288 fios de fibra óptica, integrados nas soluções completas desenvolvidas pela Lightera em suas distintas unidades de produção. Esta expansão permite atender com maior agilidade as demandas dos setores de telecom (operadores e provedores) e data center.  “Aumentamos nossa capacidade produtiva para oferecer soluções ópticas de última geração com padrões internacionais, fortalecendo o país como um hub estratégico de conectividade na região”, afirmou Helio Durigan, vice-presidente sênior da Lightera.

A ampliação inclui a incorporação de infraestrutura para realizar testes mecânicos e ópticos dentro da mesma planta. Além disso, ao estar instalada localmente, a planta de Mexicali cumpre com as exigências e certificações nacionais, oferecendo vantagens logísticas significativas ao reduzir tempos de entrega e custos de importação. Os produtos fabricados em Mexicali também estão preparados para a exportação, já que cumprem com normas e certificações internacionais que lhes permitem atender à demanda de outros mercados na América Latina e América do Norte.



Mais Notícias RTI



Data centers devem receber US$ 3 trilhões em investimentos e Brasil desponta na América Latina

Ministério das Comunicações trabalha em Política Nacional para impulsionar país como referência mundial em data centers.

19/01/2026


Antidumping sobre fibra óptica preocupa setor de telecomunicações

Entidades alertam para alta de até 50% nos preços dos cabos e risco à expansão da banda larga.

19/01/2026


DCD, FBA Latam e Abrint formam aliança para integrar conectividade e data centers

Parceria prevê ações conjuntas em eventos, conteúdo e capacitação ao longo de 2026.

19/01/2026