O programa Hackers do Bem, iniciativa nacional de capacitação em cibersegurança, anunciou a reabertura de 25 mil novas vagas para os cursos de Nivelamento e Básico. O sucesso da primeira onda de inscrições permitiu a ampliação da oferta, reforçando o compromisso do programa do MCTI - Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, com execução pela RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, de formar profissionais qualificados em segurança digital para o mercado brasileiro.
Totalmente gratuita, a iniciativa é destinada a qualquer pessoa que pretenda seguir carreira na área. Podem se inscrever pessoas que estejam cursando ou que já tenham concluído o Ensino Médio. Não há limite de idade ou necessidade de conhecimento prévio em segurança da informação. Desde seu lançamento, em janeiro de 2024, o Hackers do Bem já certificou mais de 36 mil alunos.
“O Hackers do Bem já se consolidou como uma das maiores iniciativas nacionais e internacionais de formação em cibersegurança. Os resultados até aqui demonstram o impacto positivo e a relevância da iniciativa para o fortalecimento das competências digitais no Brasil. Esse sucesso permitiu a abertura de novas vagas, ampliando o acesso de jovens e profissionais às oportunidades de capacitação e inserção no mercado de trabalho em cibersegurança. Seguimos firmes no compromisso de fortalecer a segurança digital no país e preparar talentos para um futuro mais seguro e conectado”, afirma Leandro Guimarães, diretor-adjunto da ESR - Escola Superior de Redes.
As 25 mil novas vagas são para os cursos que abordam a cibersegurança de forma ampla, objetiva e introdutória. No módulo Nivelamento, com 80 horas de carga horária, os alunos terão uma introdução ao universo da cibersegurança e outros temas relacionados, como hardware, Internet, redes, sistemas operacionais (Windows e Linux) e lógica de programação. No curso Básico, com carga horária de 64 horas os participantes aprendem conceitos de computação em nuvem, desenvolvimento, identificação de ameaças e vulnerabilidades, criptografia e conceitos de GRC - Governança, Risco e Compliance.
As novas inscrições para o público geral já estão disponíveis pelo site do programa: https://hackersdobem.org.br/.
Mais Notícias RTI
Empresa oferece expertise em transição digital e energética.
08/12/2025
Máximo passa de cinco para oito.
08/12/2025
Empresa planeja investir US$ 1,5 bilhão nos próximos três anos para acelerar a expansão digital da região.
08/12/2025