A ABINC - Associação Brasileira de Internet das Coisas e a ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas concluíram e aprovaram as duas primeiras normas técnicas nacionais voltadas à IoT – Internet das Coisas e Gêmeos Digitais, com as primeiras já publicadas: NBR ISO/IEC 20924:2025 - Internet das Coisas (IoT) e Gêmeos Digitais – Vocabulário e NBR ISO/IEC 30173:2025 - Gêmeo Digital: Conceitos e Terminologia. Para 2026, também está prevista a publicação de uma norma específica sobre cibersegurança de dispositivos IoT, conceito que amplia o potencial de aplicação da tecnologia na indústria, cidades inteligentes e outros setores.
Segundo um levantamento recente da ABINC, o mercado de IoT brasileiro tem crescido, impulsionado por avanços em conectividade (como o 5G, LPWAN, LoRa e NB-IoT), pela redução de custos de sensores e pelo amadurecimento dos modelos de negócio em segmentos como indústria, logística, utilities e agronegócio.
“O grande diferencial desse trabalho é que ele foi conduzido a partir das demandas do mercado brasileiro, respeitando nossas características técnicas, geográficas e econômicas, mas sem perder o alinhamento com as normas internacionais. Essa combinação é o que vai permitir que o Brasil avance de forma consistente e competitiva”, afirma Paulo Spaccaquerche, presidente da ABINC.
As normas poderão ser adquiridas diretamente no site da ABNT, mas as empresas terão na ABINC um canal de apoio técnico e orientação sobre adequação e compliance.
Mais Notícias RTI
Plataforma com cursos gratuitos irá treinar 150 mil profissionais.
01/12/2025
Intelligent Command Center (IC2) integra, em tempo real, a operação de 10 data centers em cinco países.
01/12/2025