Um conjunto de dispositivos, sensores inteligentes e softwares interligados captam e transmitem dados do consumo de energia, água e gás instantaneamente para a rede, em um sistema constante de informações que podem ser acessadas a qualquer momento, pelo smartphone. A IoT - Internet das Coisas é uma das tecnologias aplicadas no Idea Bagé, empreendimento lançado recentemente pela Capitânia Investimentos Imobiliários, em fase final de construção em Porto Alegre, RS. O prédio sustentável vai fornecer aos moradores e administradores do edifício todas essas informações, para que possam tomar decisões assertivas quanto à economia dos recursos.

O objetivo é que, a partir do monitoramento, seja possível identificar os horários e pontos de maior consumo e atuar de forma eficaz para a redução no consumo e, consequentemente, gerar economia. “Para garantir o bom gerenciamento de um prédio é preciso ter a medição dos consumos, além dos controles de acessos e funcionamento das bombas que elevam a água aos reservatórios superiores, do sistema que gera água quente e dos volumes dos reservatórios”, afirma Mauro Touguinha, engenheiro e sócio da Capitânia Investimentos Imobiliários.

Renato Turquenitch, arquiteto e também sócio da Capitânia, acrescenta que a aplicação da tecnologia em prédios residenciais será uma tendência cada vez mais forte, dada a necessidade de investimento em ações para economia dos recursos naturais. “Além de contribuir para o meio ambiente, o monitoramento garante sustentabilidade financeira”, destaca.

O edifício possui capacidade de gerar toda a energia elétrica necessária para manter a área condominial do prédio e, ainda, até um terço da energia a ser consumida pelos 14 apartamentos que o compõem, a partir de um sistema de 130 m² de painéis fotovoltaicos instalados na cobertura. Além disso, o empreendimento contará com uma fachada autolimpante e termicamente eficiente. Com investimento inicial de R$ 8 milhões, o empreendimento tem previsão de finalização para fevereiro de 2021.



Mais Notícias RTI



Intelbras anuncia aquisição da catarinense Khomp

Empresa está investindo R$ 460 milhões para acelerar expansão nos próximos 18 meses.

12/04/2021


Link Cariri quer formar times de mulheres para instalação de fibra em campo

Serviços incluem suporte técnico e fusão de fibra.

12/04/2021


Lumiun desenvolve filtro de DNS para provedor em modelo SVA

Provedor pode oferecer ao assinante controle de acesso à Internet com benefícios fiscais.

12/04/2021