Um conjunto de dispositivos, sensores inteligentes e softwares interligados captam e transmitem dados do consumo de energia, água e gás instantaneamente para a rede, em um sistema constante de informações que podem ser acessadas a qualquer momento, pelo smartphone. A IoT - Internet das Coisas é uma das tecnologias aplicadas no Idea Bagé, empreendimento lançado recentemente pela Capitânia Investimentos Imobiliários, em fase final de construção em Porto Alegre, RS. O prédio sustentável vai fornecer aos moradores e administradores do edifício todas essas informações, para que possam tomar decisões assertivas quanto à economia dos recursos.

O objetivo é que, a partir do monitoramento, seja possível identificar os horários e pontos de maior consumo e atuar de forma eficaz para a redução no consumo e, consequentemente, gerar economia. “Para garantir o bom gerenciamento de um prédio é preciso ter a medição dos consumos, além dos controles de acessos e funcionamento das bombas que elevam a água aos reservatórios superiores, do sistema que gera água quente e dos volumes dos reservatórios”, afirma Mauro Touguinha, engenheiro e sócio da Capitânia Investimentos Imobiliários.

Renato Turquenitch, arquiteto e também sócio da Capitânia, acrescenta que a aplicação da tecnologia em prédios residenciais será uma tendência cada vez mais forte, dada a necessidade de investimento em ações para economia dos recursos naturais. “Além de contribuir para o meio ambiente, o monitoramento garante sustentabilidade financeira”, destaca.

O edifício possui capacidade de gerar toda a energia elétrica necessária para manter a área condominial do prédio e, ainda, até um terço da energia a ser consumida pelos 14 apartamentos que o compõem, a partir de um sistema de 130 m² de painéis fotovoltaicos instalados na cobertura. Além disso, o empreendimento contará com uma fachada autolimpante e termicamente eficiente. Com investimento inicial de R$ 8 milhões, o empreendimento tem previsão de finalização para fevereiro de 2021.



Mais Notícias RTI



Brasil pode se tornar hub de IA, mas enfrenta desafio energético

Scala Data Centers alerta para descasamento entre prazos de conexão e demanda de energia.

08/09/2025


Lightera lança soluções ópticas para alta densidade

Empresa aposta em microcabos ultracompactos e DIOs de fusão massiva para atender novas demandas de conectividade.

09/09/2025


NextStream fortalece modelo híbrido de TI na América Latina com foco em colocation e infraestrutura dedicada 

Empresa de data centers aponta que a infraestrutura de TI se torna cada vez mais híbrida em tempos de hiperescala.

08/09/2025