O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) divulgaram chamada para o Programa de Incentivo à Pesquisa sobre o Impacto da IA na Web e Participação Brasileira no W3C. A iniciativa busca fomentar pesquisas sobre as transformações que a IA - Inteligência Artificial está promovendo no ecossistema da eeb e fortalecer a presença do Brasil nos processos de padronização conduzidos pelo World Wide Web Consortium (W3C).
Serão selecionados três grupos de até quatro integrantes cada, que receberão um pacote de apoio, incluindo auxílio mensal, filiação da instituição de vínculo ao W3C, além de custeio de viagens para participação em conferências de relevância internacional e na plenária técnica do W3C (TPAC). O programa tem duração de até 36 meses.
“O projeto é um investimento estratégico para capacitar pesquisadores do país e garantir que a perspectiva brasileira influencie o desenvolvimento global da web. Ele busca posicionar o Brasil como protagonista na produção de conhecimento científico e na atuação estratégica nos grupos de trabalho do W3C”, destaca Percival Henriques, conselheiro do CGI.br e coordenador geral do programa.
“A web está evoluindo para um ambiente mais ‘agêntico’, em que sistemas de IA executam tarefas complexas de forma autônoma. É um momento de transformação profunda, e o Brasil precisa estar na vanguarda não apenas pesquisando, mas também contribuindo ativamente para a criação dos padrões técnicos que moldarão o futuro da web”, afirma Vagner Diniz, gerente do Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br), departamento do NIC.br envolvido com a chamada.
Aos três grupos de pesquisa selecionados, o programa oferecerá auxílio-pesquisa mensal por até 36 meses, com valores que variam de R$ 2100 (mestrandos) a R$ 5200 (coordenador doutor).
As propostas que cumprirem os requisitos da Chamada Pública passarão pelo crivo de uma Comissão de Avaliação, designada pelo CGI.br e pelo NIC.br, composta por membros internos e externos. A análise considerará, entre outros critérios, a aderência aos temas estratégicos prioritários, que incluem: conceitos e fundamentos técnicos de Agentic Web; protocolos de Agentes de IA na Web; técnicas de controle e autorização de bots e crawlers; comportamentos emergentes dos usuários da Agentic Web, entre outros. Podem submeter propostas pesquisadores com vínculo a IES - Instituições de Ensino Superior, ICTs - Instituições de Ciência e Tecnologia ou Centros de Pesquisa e Desenvolvimento, públicos ou privados, sediados no Brasil.
Os interessados podem submeter suas propostas até o dia 2 de fevereiro de 2026. Já a divulgação dos resultados está prevista para março de 2026. A chamada completa pode ser acessada pelo site: https://cgi.br/pagina/apoio-pesquisa-impacto-ia-web/.
Mais Notícias RTI
Empresa aposta em soluções de alta tensão para suportar o crescimento do mercado
17/11/2025
Até outubro de 2025, mais de 13,5 mil técnicos já tinham usado a ferramenta.
17/11/2025
Sensores de monitoramento ambiental e urbano são instalados na cidade onde se localiza a sede da companhia.
17/11/2025